Eurocidade: Celebrações do Dia Europeu da Cooperação com visita à Nau Victoria

ouvir notícia

No âmbito das comemorações do Dia Europeu da Cooperação, a equipa da Eurocidade do Guadiana, composta pelos técnicos e representantes políticos de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte, visitou a réplica da Nau Victoria, atracada no cais da cidade espanhola.

Com esta atividade, a Eurocidade pretendeu homenagear o navio “que entre 1519 e 1522 deu a primeira volta ao mundo naquela que é considerada uma das maiores façanhas marítimas de todos os tempos”, segundo o comunicado.

“Embora não possamos falar que a primeira volta ao mundo fosse uma ação de cooperação, pois é um termo moderno, sim podemos dizer que foi uma soma de forças internacionais: marinheiros castelhanos e portugueses, mas também Italianos, franceses e gregos que fizeram parte desta aventura liderada por Magalhães e finalizada por Elcano”, refere o diretor da Eurocidade do Guadiana, Luís Romão.

- Publicidade -

O também vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António acrescentou ainda que “esta soma de esforços e a superação de obstáculos comuns para um propósito maior, é também o que procuram os três municípios que integram a Eurocidade do Guadiana. Por isso este navio, que hoje navega o nosso rio Guadiana, e o facto histórico que representa, parece-nos o cenário ideal para dar início às comemorações do Dia Europeu da Cooperação”.

Já a vereadora da Eurocidade no Ayuntamiento de Ayamonte salientou que “promover a cooperação entre os municípios e a coesão do nosso território é o objetivo principal da nossa Eurocidade. As celebrações deste ano estarão centradas na promoção do nosso território como um destino acessível, especialmente no que diz respeito ao turismo”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.