ALGARVE

Eurocidade: Celebrações do Dia Europeu da Cooperação com visita à Nau Victoria

PUB

No âmbito das comemorações do Dia Europeu da Cooperação, a equipa da Eurocidade do Guadiana, composta pelos técnicos e representantes políticos de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte, visitou a réplica da Nau Victoria, atracada no cais da cidade espanhola.

Com esta atividade, a Eurocidade pretendeu homenagear o navio “que entre 1519 e 1522 deu a primeira volta ao mundo naquela que é considerada uma das maiores façanhas marítimas de todos os tempos”, segundo o comunicado.

“Embora não possamos falar que a primeira volta ao mundo fosse uma ação de cooperação, pois é um termo moderno, sim podemos dizer que foi uma soma de forças internacionais: marinheiros castelhanos e portugueses, mas também Italianos, franceses e gregos que fizeram parte desta aventura liderada por Magalhães e finalizada por Elcano”, refere o diretor da Eurocidade do Guadiana, Luís Romão.

O também vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António acrescentou ainda que “esta soma de esforços e a superação de obstáculos comuns para um propósito maior, é também o que procuram os três municípios que integram a Eurocidade do Guadiana. Por isso este navio, que hoje navega o nosso rio Guadiana, e o facto histórico que representa, parece-nos o cenário ideal para dar início às comemorações do Dia Europeu da Cooperação”.

Já a vereadora da Eurocidade no Ayuntamiento de Ayamonte salientou que “promover a cooperação entre os municípios e a coesão do nosso território é o objetivo principal da nossa Eurocidade. As celebrações deste ano estarão centradas na promoção do nosso território como um destino acessível, especialmente no que diz respeito ao turismo”.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste
Bloggers %d como este: