Eurocidade do Guadiana comemora Dia da Europa durante o mês de maio

ouvir notícia

Eurocidade do Guadiana, composta pelos municípios de Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha), apresentou na manhã de quinta-feira o cartaz e a programação da celebração do Dia da Europa, que vai decorrer durante todo o mês de maio. 

A conferência de Imprensa decorreu no pátio da Câmara Municipal de Ayamonte, com a apresentação do programa de comemoração do Dia da Europa, assinalado a 9 de maio, com iniciativas culturais, turísticas e desportivas nos três municípios que fazem parte do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial. 

O cartaz foi produzido por Elias Gato, um artista de Castro Marim licenciado em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, que é também professor de artes, escritor e editor.  

- Publicidade -

Feito de modo tradicional numa oficina em São Bartolomeu, no concelho de Castro Marim, o cartaz é considerado pela Eurocidade do Guadiana como uma peça única, uma vez que só existem nove exemplares e cada um deles é diferente. 

O processo de produção do cartaz foi ainda acompanhado por uma gravação em vídeo, exibido durante a conferência de Imprensa. 

eurocidade dia da europa 2021 4
O cartaz da edição deste ano. Créditos fotográficos: Gonçalo Dourado

Remedios Sánchez, representante da Eurocidade do Guadiana refere que “Espanha e Portugal partilham muitas coisas e nós, como Eurocidade, tentamos partilhar ainda mais”. 

“Temos uma eurocidadania partilhada com Castro Marim e Vila Real de Santo António”, acrescentou a representante espanhola. 

Esta celebração do Dia da Europa será focada na cidadania transfronteiriça, com reportagens audiovisuais e entrevistas, que pretendem “recordar os valores e benefícios de pertencer à União Europeia”. 

“Desde a adesão de Espanha e Portugal à União Europeia, temos facilidades como a partilha de moeda, melhores serviços e infraestruturas, bolsas de mobilidade estudantil ou laboral, entre muitas outras oportunidades de desenvolvimento. Através destas celebrações queremos partilhar ainda mais os dois lados do Guadiana, conhecer-nos, saber o que estão a fazer os nossos cidadãos, as nossas empresas e os nossos artistas”, salientou Remedios Sánchez. 

Segundo a técnica de comunicação, Yolanda Macías, “todos os municípios que compõem a Eurocidade vão participar no Dia da Europa”, cujas comemorações estão divididas em três atos. 

O primeiro será uma Gala Online, agendada para 6 de maio às 10:00, “com a participação de cidadãos de um lado e do outro da fronteira”, num formato misto, ou seja, presencial e através da internet. 

Esta iniciativa terá alguns momentos com a presença de público, num número muito reduzido devido à pandemia de covid-19, mas os restantes podem acompanhar em direto por meios digitais, com as inscrições a abrir em breve. 

A técnica garantiu ainda que vão acontecer muitas surpresas durante a gala, onde será entregue o 1º Prémio de Cooperação Transfronteiriça da Eurocidade do Guadiana e apresentado o livro “Poética na Eurocidade do Guadiana”, do coletivo Poetas do Guadiana, que comemora este ano o seu 10.º aniversário. 

O Dia da Europa será ainda assinalado com momentos musicais, com a atuação da artista vilarrealense Susana Travassos e da dupla de rappers Energía Mako & Akira.Est, de Ayamonte. 

No dia seguinte segue-se um ato institucional, com o hastear de bandeiras e discursos, transmitido através da internet “para que possamos saber o que está a acontecer em cada sítio”, acrescenta Yolanda. Em Ayamonte vai decorrer pelas 09:00, seguido de Vila Real de Santo António às 10:00 e Castro Marim às 11:00. 

À porta de cada Câmara Municipal, decorrerá ainda uma leitura poética musicalizada, enquanto a 12 de maio será apresentado o Ciclo de Atividades Desportivas. 

Para terminar a celebração do Dia da Europa, decorrerá a 26 de maio o Fórum Anual de Turismo Transfronteiriço.

eurocidade dia da europa 2021 1
Remedios Sánchez. Créditos fotográficos: Gonçalo Dourado

A coordenação das atividades do Dia da Europa ficou encarregue este ano à Câmara Municipal de Ayamonte, envolvendo toda a equipa da Eurocidade do Guadiana. 

Em relação ao controlo de fronteiras imposto em Portugal e Espanha devido à pandemia de covid-19, Yolanda considera que a reabertura será “muito em breve”. 

A apresentação do Dia da Europa da Eurocidade do Guadiana contou ainda com a participação de Núria Guerreiro, técnica da Câmara Municipal de Castro Marim. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.