Ex-presidente da Libéria é condenado por crimes de guerra

ouvir notícia

.

O ex-presidente da Libéria, Charles Taylor, tornou-se ontem o primeiro ex-chefe de Estado africano a ser condenado por um tribunal internacional por crimes de guerra e contra a Humanidade.

Taylor foi considerado culpado pelo Tribunal Especial da Serra Leoa após um processo de cinco anos. O veredicto, por unanimidade, foi lido pelo juiz Richard Lussick, em Haia, na Holanda.

O juiz afirmou que o ex-presidente da Libéria é culpado de planear e de ser cúmplice de crimes de guerra e contra a Humanidade, incluindo ataques à capital da Serra Leoa, Freetown. A sentença deverá sair na segunda-feira, 30 de abril.

- Publicidade -

Ao reagir ao veredicto, a alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, disse que o julgamento foi “um marco da justiça internacional.”

Charles Taylor, que negou as acusações, foi condenado pelo seu papel no conflito civil da Serra Leoa que durou de 1991 a 2002.

Segundo a ONU, 50 mil pessoas podem ter morrido no conflito que deixou milhares de pessoas mutiladas.

Entre as testemunhas convocadas para o julgamento estiveram a modelo britânica Naomi Campbell e a atriz Mia Farrow, que participaram numa receção à qual Taylor compareceu, da Fundação Nelson Mandela.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.