Ex-reitor da Universidade do Algarve coordena internacionalização do Ensino Superior

ouvir notícia

.

O ex-reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, lidera um grupo de trabalho especializado na conceção da estratégia de internacionalização do Ensino Superior Português.

A nomeação de João Guerreiro para esta importante tarefa esteve a cargo do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional Luís Miguel Poiares Maduro e do ministro da Educação e Ciência Nuno Crato.

Segundo o Programa do XIX Governo Constitucional, um dos objetivos no âmbito do ensino superior é o de se proceder “à racionalização da rede de instituições e sua internacionalização”, a qual está diretamente relacionada com a qualidade e competitividade de Portugal nesta matéria, dando ênfase à mobilidade e “encorajando a internacionalização de estudantes e professores sobretudo nas áreas em que ela seja mais incipiente”.

- Publicidade -

Este desígnio também é defendido pela União Europeia, afirmando que “desenvolver uma estratégia global de internacionalização significa, acima de tudo, posicionar as Instituições do Ensino Superior, os seus alunos, investigadores e pessoal, bem como os sistemas nacionais, ligados às várias atividades relevantes relacionadas com a investigação, a inovação e o ensino superior, num plano mundial, de acordo com o seu perfil individual, as necessidades do mercado de trabalho e a estratégia económica do país”.

Na opinião de João Guerreiro, segundo uma nota da Universidade do Algarve, esta nomeação “traduz o interesse que o Governo coloca na clarificação de mecanismos que irão facilitar a internacionalização das universidades e dos institutos politécnicos, e responde a um conjunto de reflexões que aquelas instituições, através do CRUP, do CCISP e da APESP, têm apresentado nos últimos anos. O Ensino Superior (…) deverá valorizar o recente desempenho ímpar na área da produção de ciência, o crescente relacionamento externo, a afirmação de um multiculturalismo e também, no âmbito da CPLP, o reforço da importância global da língua portuguesa”.

Todos estes motivos amplamente justificam um programa de internacionalização das Universidades e do Ensino Superior do país. Este grupo de trabalho é igualmente composto por José Manuel Trindade Neves Adelino, professor da Universidade Nova de Lisboa, Nuno Ribeiro de Matos Venade, assessor do ministro Miguel Poiares Maduro, Ricardo Jorge Morgado da Costa, assessor do Secretário de Estado do Ensino Superior, e ainda Ana Isabel Saiote Furtado Mateus, da Direção Geral do Ensino Superior.

AS/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.