Exposição da história e cultura algarvia vence prémio

ouvir notícia

A exposição “Algarve – do Reino à Região” venceu esta segunda-feira o prémio APOM (Associação Portuguesa de Museologia), na categoria inovação e criatividade.

A mostra foi promovida pela Rede de Museus do Algarve (RMA), numa iniciativa conjunta onde, pela primeira vez, se abordaram os últimos mil anos da história e da cultura algarvia.

“Algarve – do Reino à Região” abarca a herança material e espiritual que, do Gharb al-Andalus à atualidade, tem vindo a moldar e caracterizar a identidade deste território, no sul de Portugal.

- Publicidade -

Tratou-se de uma exposição estruturada em 13 exposições temáticas, que decorreram em simultâneo e que se complementaram, distribuídas pelos vários centros urbanos, numa cooperação pioneira entre autarquias, museus, instituições sociais, universidades, centros de investigação, especialistas de diferentes áreas científicas e culturais (museologia, arqueologia, arquitetura, história, geografia, sociologia, antropologia, etnologia) e as populações dos vários municípios algarvios.

Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António foram os concelhos por onde passaram as exposições “Do Reino à Região”, que deu a conhecer o seu património, matriz cultural e a evolução histórica das suas comunidades.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.