Exposição de fotografia “Tochas” chega hoje ao Museu de Faro

ouvir notícia

.

A exposição de fotografia “Tochas”, de Vasco Célio, vai ser inaugurada no museu municipal de Faro, este sábado (9 de dezembro), às 17h00. Esta mostra insere-se no âmbito do ciclo de arte contemporânea “Um Certo Ponto de Vista”, um projeto Artadentro que integra o programa cultural 365 Algarve.

A exposição, que estará patente até 4 de fevereiro de 2018, pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e ao sábado e domingo, das 10h30 às 17h00.

“Dizem (entre outras hipóteses), que há cerca de dois séculos, os habitantes de São Brás de Alportel, perante a aproximação de uma frota invasora e do perigo do saque, da destruição e da morte, socorreram-se de um ardil: à noite, ao longo da costa de frente ao mar, de tochas acesas nas mãos e outras enfileiradas cravadas no chão, convenceram o inimigo que eram muitos e preparados, levando-o a cancelar o desembarque e a seguir caminho. Desde então, este evento passou a ser festejado com alegria e exuberância, também com religiosidade, tendo a tocha original sido substituída pela simbólica tocha floral”, adiantam os promotores da exposição “Tochas”.

- Publicidade -

Agora, é não só a lenda mas também o fervor dos são-brasenses nesta celebração anual, o que motivou Vasco Célio a fazer o registo fotográfico exaustivo dos protagonistas da Procissão das Tochas Floridas: exclusivamente masculinos, em roupa de domingo, sérios e convictos de arranjo floral em riste, celebrando a tradição e a vida.

Vasco Célio é natural do Lubango, em Angola, donde, recém-nascido, vem com a família para Portugal. Desde então, reside e trabalha em Loulé e é no Algarve onde se tem afirmado como fotógrafo profissional e como artista.

Durante a inauguração, no dia 9 de dezembro, terá lugar uma prova dos melhores vinhos produzidos no Algarve, proporcionada pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA).

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.