Exposição de Patrícia Almeida em Faro

ouvir notícia

Vai ser inaugurada na próxima segunda-feira, à tarde, no Teatro das Figuras, em Faro, uma de fotografia de Patrícia Almeida, realizada a partir de obras da Coleção de Serralves.

A exposição, intitulada Patrícia Almeida – Portobello é apresentada no âmbito do acordo de integração do município de Faro como Fundador de Serralves e estará patente ao público até ao próximo dia 21 de dezembro.

Esta iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o seu acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

- Publicidade -

Patrícia Almeida (Lisboa, 1970–2017) construiu um corpo de trabalho absolutamente singular no contexto da fotografia portuguesa, através de séries que abordam temáticas e assuntos tão diversos quanto a relação dos indivíduos com os espaços urbanos, a ligação entre música e juventude, ou a precariedade nos anos da profunda crise económica que assolou Portugal entre 2008 e 2013. Entre estas séries, uma das que mais contribuiu

para a divulgação do seu trabalho foi sem dúvida Portobello, realizada em várias visitas ao Algarve entre 2006 e 2007.

 Nas palavras da fotógrafa: “Portobello explora o fenómeno do turismo de verão e o imaginário iconográfico a ele associado, cuja promoção institucional baseada em técnicas de marketing aborda a ideia de território em termos de ‘lugar-marca’. Um lugar para estar (não para habitar ou visitar), para experimentar, consumir, durante uma ou duas semanas. Portobello apresenta-se assim como um lugar à beira da ficção, simultaneamente real e inventado, uma espécie de ‘parque temático’ sem temática, mas ancorado num imaginário coletivo relacionado com as férias e construído a partir de estereótipos. Enquanto projeto documental, Portobello apresenta-se também como um ensaio fotográfico sobre a forma como os fluxos de ocupação temporária gerados pelo turismo de verão influenciam a construção da identidade de um lugar.”

 Este terá sido o projeto que garantiu a Patrícia Almeida uma maior visibilidade: depois da sua apresentação na Galeria Zé dos Bois (ZDB, Lisboa) em 2008 e, no ano seguinte, na segunda edição do Allgarve, a fotógrafa foi nomeada com esta série fotográfica para o legitimante Prémio BesPhoto 2009.  

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.