Exposição integrada no Allgarve inaugura em Lagos

ouvir notícia

“Fora de Escala/Desenhos e Esculturas 1960-70” está patente no Centro Cultural de Lagos até ao dia 8 de outubro

“Fora de Escala/Desenhos e Esculturas 1960-70”, de Manuel Baptista, é o título da exposição de arte contemporânea que foi inaugurada no passado sábado, no Centro Cultural de Lagos.

A mostra resulta de uma parceria entre a câmara de Lagos e o Turismo do Algarve, no âmbito do programa Allgarve´11, e pretende valorizar a oferta cultural do município de Lagos, na área da arte contemporânea.

- Publicidade -

A autarquia pretende desta forma “dar continuidade a um programa de alta qualidade e de dimensão internacional”, sendo que a edição deste ano apresenta “um vasto leque de propostas artísticas e culturais de referência, capazes de atrair um turismo de qualidade e de resultar em benefícios económicos no que respeita à relação entre cultura e turismo”, frisam os responsáveis.

A exposição “Fora de Escala” apresenta obras inéditas de Manuel Baptista, que revelam uma vertente importante e desconhecida do seu trabalho escultórico.

Depois da apresentação, em maio, no Museu da Eletricidade em Lisboa, estão presentes em Lagos as obras pensadas pelo artista nas décadas de 1960 e 70 e que só agora foram possíveis de concretizar com o patrocínio da Fundação EDP.

Nesta exposição Manuel Baptista apresenta diversas esculturas de grandes dimensões em que os temas e as formas se relacionam com os desenhos e pinturas que caracterizam, e notabilizaram, o seu trabalho nomeadamente os temas vegetais ou paisagísticos (falésias, arbustos) mas onde surgem também outras referências como os objetos quotidianos (envelopes, camisas e gravatas). Mas a opção pelos materiais industriais (neón, alumínio, plexiglas) e o desejo de alteração de escala dos objetos representados são a demonstração da inovação desta obra no seu tempo histórico.

Em “Fora de Escala”, a par dos objetos escultóricos, são apresentados diversos desenhos de grande formato e inúmeros cadernos de estudo que sustentam o pensamento visual de Manuel Baptista.

JA
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.