Exposição revela 150 anos de investigação sobre o Algarve na pré-história

ouvir notícia

.

A exposição “As Origens Pré-Históricas do Reino dos Algarves” foi inaugurada na última sexta-feira no Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro, onde vai estar patente até 20 de março.

Esta mostra, organizada pela Universidade Algarve e pelo do Centro de Ciência Viva do Algarve, apresenta uma retrospetiva do conhecimento arqueológico da região, que resulta de quase 150 anos de investigação.

Apresenta uma panorâmica geral da Pré-História do Algarve, do Paleolítico Inferior (estimando-se a sua idade em cerca de 500 mil anos) à Primeira Idade dos metais, período conhecido como Calcolítico (há cerca de 5000 anos).

- Publicidade -

O conjunto de materiais arqueológicos expostos inclui artefactos feitos em pedra e cerâmica bem como exemplos dos recursos minerais e animais utilizados pelos nossos antepassados.

O ex-libris da exposição é uma placa paleolítica, descoberta no sítio arqueológico de Vale Boi (Vila do Bispo), onde se encontram gravadas várias figuras de animais.

Grande parte destes materiais resulta de trabalhos de investigação realizados ou coordenados pela Universidade do Algarve.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.