Exposição revela importância histórica do rio para Silves

ouvir notícia

O Museu Municipal de Arqueologia está a apresentar a exposição “Silves no Tempo e pelo Mar Adentro”. Esta mostra, que estará patente ao público na sala de exposições temporárias deste museu, permanecerá visitável até maio de 2020.

A exposição – composta por informação escrita, imagens e objetos arqueológicos – pretende ajudar a contar a intensa relação que Silves sempre manteve com o seu rio.

“Procurar-se-á, deste modo, dar a conhecer aos visitantes da cidade a importância que o rio – que é um elemento central da história que se conta nesta edição da Feira Medieval de Silves – teve ao longo da vida desta cidade”, explica Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves.

- Publicidade -

“Não queremos que este evento seja somente um evento de animação, mas de verdadeira descoberta da história da nossa cidade e da importância que ela teve ao longo do tempo e, nesse sentido, é importante compreender o papel do rio no seu desenvolvimento e no relacionamento que estabeleceu com povos de origens tão distantes como os vikings”, salienta a autarca.

A proximidade ao mar fez do território de Silves um espaço ocupado pelo homem desde, pelo menos, a Idade do Ferro, altura em que se funda nas imediações da atual cidade um entreposto comercial que manteve atividade até à época islâmica. É a este último período que remonta a mais antiga fonte escrita alusiva a Silves, que descreve a partida do porto da cidade do poeta e diplomata Al-Gazali, para ir à terra dos normandos negociar a paz.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.