CULTURA

Faculdade de Arquitetura de Lisboa vai valorizar arquitetura de Lagos

O executivo municipal de Lagos aprovou um protocolo de colaboração com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, que tem por objetivo o desenvolvimento de projetos e estudos de investigação sobre a conservação e valorização do património arquitetónico do município.

No foco das atenções dos professores e alunos do Curso de Mestrado da referida faculdade vão estar, para já, os conjuntos e sítios junto à muralha poente da cidade de Lagos, bem como o Parque Dr. Júdice Cabral (vulgo “Parque das Freiras”), por se tratar de uma zona de Unidade de Intervenção no âmbito do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana.

O interesse deste território para o desenvolvimento de projetos académicos resulta do facto de permitir perspetivar intervenções onde se combinam a componente da reabilitação do património, arranjos de espaço público e projetos de arquitetura.

A Câmara designou um interlocutor que acompanhará as visitas dos alunos e professores a Lagos. Outro dos apoios será a disponibilização de toda a documentação necessária, como bases tipográficas, planos e projetos existentes para o local.

Para Hugo Pereira, presidente da autarquia,esta é uma oportunidade muito interessante de criar uma ponte que permita colocar os académicos a olhar e a pensar a cidade, com tudo o que isso implica em termos da possibilidade de surgirem propostas mais livres e inovadoras”.  

PUB
Tamanho da Fonte
Contraste