Faleceu Jacinto Dias um dos mais proeminentes pensadores algarvios

ouvir notícia

Faleceu ontem, aos 75 anos, Jacinto Palma Dias, um dos mais proeminentes pensadores do Algarve, autor do livro “Algarve Revisitado” e de muitas outras obras e artigos, em que expõe o seu livre pensamento, a sua grande cultura e o seu amor ao Algarve, de cuja genuinidade e tradições era fervoroso defensor.

Historiador de formação, com licenciatura tirada em França, o Maio de 68, lhe ter-lhe-á moldado um pouco a personalidade irreverente e contestatária que o caracterizava. Jacinto Palma Dias, esteve ligado a muitas batalhas, algumas das quais pouco ou nada tinham que ver com a sua formação académica. Referimo-nos ao desenvolvimento da agricultura biológica e à revitalização das salinas tradicionais de Castro Marim, de que foi pioneiro.

Cruzámo-nos com o Jacinto Dias, no ensino – foi professor na Escola Secundária de Vila Real de Santo António – e na defesa do património histórico, cultural e ambiental, de que foi ativo militante.

- Publicidade -

A sua morte apanhou-nos de surpresa. Como alguém disse com bastante propriedade, aos nossos olhos o Jacinto parecia-nos imortal. Sempre o conhecemos com o mesmo estilo, o mesmo físico e a mesma aparência, como se os anos não passassem por ele. 

Chegou a colaborar com o Jornal do Algarve e, embora não nos encontrássemos com frequência, tínhamos por ele grande amizade e admiração. Perdeu-se o homem para outra dimensão, fica a sua obra e o exemplo de uma vida simples e bastante preenchida. E uma herança que os filhos prosseguem, com a mesma inteligência, valores e espírito inovador.

Aos filhos, que vimos crescer e muito apreciamos e à restante família, os nossos mais profundos sentimentos, em nome pessoal e do Jornal do Algarve

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.