Faleceu o pediatra Emídio de Sousa Sancho

Trabalhou no Hospital de Faro até 2010 e encerrou o seu consultório privado em 2014.

ouvir notícia

Faleceu esta semana, aos 87 anos, o médico pediatra Emídio de Sousa Sancho, natural de São Brás de Alportel, anunciou a autarquia que emitiu um voto de pesar.

Emídio de Sousa Sancho nasceu a 10 de julho de 1934 na maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, oriundo de uma família natural de São Brás de Alportel para onde voltou aos 11 anos, em 1945, por motivos de saúde do pai.

O médico veio viver para Balsa, em Poço dos Ferreiros, onde viveu até aos seus últimos dias de forma tranquila na Quinta da Balsa.

- Publicidade -

Frequentou o ensino secundário no Colégio Algarve, em Faro, concluindo entre 1952 e 1953. Aos 25 anos, em fevereiro de 1949, morre o seu pai Joaquim José Sancho enquanto presidente da Câmara Municipal.

Entre 1954 e 1955 matricula-se no curso de medicina na Universidade de Coimbra e ingressa no Orfeão Académico, fugindo às praxes, tendo de substituir Zeca Afonso que estava de saída.

Já em 1961 é mobilizado para o exército como médico de Companhia no Batalhão 141, na Damba, exercendo funções no hospital até setembro de 1963.

Com a ajuda do seu amigo e colega dr. Granado, cria um mini-serviço de pediatria ambulatória, considerado nos dias de hoje como o primeiro serviço de pediatria ambulatória da história da pediatria nacional.

No outono de 1963 volta a Coimbra e frequenta a especialidade de pediatria nos Hospitais da Universidade entre setembro desse ano e dezembro de 1967, tendo feito o exame final na Ordem dos Médicos e aprovado por unanimidade com louvor.

Durante esse período e para próprio sustento dava consultas na aldeia de Torres do Mondego, numas instalações adaptadas pela população, tendo sido batizado como “Pediatra Rural”.

No verão de 1968 regressa ao Algarve com a sua esposa e dois filhos, sendo o primeiro médico especialista em pediatria na região.

Criou um consultório de pediatria em Faro onde pretendia aplicar os dados adquiridos em Coimbra e nos estágios que frequentou em Barcelona, mas foi impedido de integrar o velho Hospital de Faro devido à existência de um corpo clínico muito conservador.

O seu consultório começa a ganhar forma e funcionou durante 47 anos seguidos, tendo também exercido consulta externa de pediatria no velho Hospital de Loulé.

Em 1971, acompanhado de João Dias, cria um projeto de saúde pioneiro no novo Hospital de São Brás de Alportel.

Já no final dos anos 70 é construído o novo Hospital de Faro, tendo Emídio Sancho começado a colaborar neste projeto onde ingressou em 1981, criando o serviço de Consulta Externa.

Na mesma altura casou pela segunda fez e teve a sua terceira filha, Rosa Sancho.

Emídio Sancho criou ainda a Associação de Pediatria Ambulatória do Sul (APAS), da qual foi presidente, além de ter criado a Secção de Pediatria Ambulatória da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPA-SPP), que também presidiu.

Até ao ano de 2010 continuou a sua atividade profissional no Hospital de Faro e no seu consultório, que encerrou portas em 2014.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

3 COMENTÁRIOS

  1. ” … No verão de 1968 regressa ao Algarve com a sua esposa e dois filhos, sendo o primeiro médico especialista em pediatria na região. … ” !!!??? Então o Dr. Rogério Peres em Faro e o Mata Artur em Olhão o que eram ? Pediatras clandestinos !?

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.