Faltam 85 mil trabalhadores no setor do turismo em Portugal

ouvir notícia

Segundo o World Travel & Tourism Council (WWTC, sigla do nome original em inglês), à medida que a procura por viagens aumentou no segundo semestre deste ano, especialmente durante os meses de verão, foram evidentes as dificuldades em contratar pessoas, estimando que, no final deste ano, a escassez de trabalhadores atinja os 85 mil no final deste ano, o que equivale que um em cada seis postos de trabalho não são preenchidos.

Para o próximo ano, o WWTC estima que deve permanecer a escassez de funcionários, estimando uma falta média de 53 mil trabalhadores.

Segundo o WWTC, a falta de trabalhadores – uma das grandes queixas dos agentes do setor turístico em Portugal – pode ter “impacto significativo” na recuperação económica de Portugal.

- Publicidade -

“A recuperação económica de Portugal pode estar em risco se não tivermos pessoas suficientes para preencher esses empregos quando os turistas regressarem”, disse a presidente do WTTC, Julia Simpson, citada em comunicado.

A falta de funcionários ameaça, desde logo, a sobrevivência de muitos negócios, já em grandes dificuldades.

A WWT diz ainda que, apesar das medidas tomadas pelo Governo, no último ano 92 mil pessoas que trabalhavam diretamente neste setor perderam o emprego.

Em todo o mundo, a crise da covid-19 fez perder 62 milhões de empregos no setor de viagens e turismo, sendo problema de falta de trabalhadores à escala global.

Dados do Oxford Economics para o WTTC (focados no período entre julho e dezembro de 2021 e perspetivando 2022) indicam que, além de Portugal, faltam trabalhadores no setor de turismo e viagens em Espanha, Reino Unido, Itália, França e Estados Unidos da América.

O WTTC fala em medidas para governos e empresas enfrentarem a crise de escassez de mão de obra, defendendo que devem ser facilitados a mobilidade laboral e o trabalho remoto, devem aumentar os apoios de Segurança Social, assim como haver mais qualificação e requalificação da força de trabalho e retenção de talentos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.