“Farenses” que não nasceram em Faro

Candeias Neto, 40 anos à frente da Santa Casa

Nascido na «nobre vila» de Moncarapacho, reside em Faro, há mais de meio século, o dedicado cidadão José Ricardo Candeias Neto, que durante quatro décadas consecutivas, tem dirigido a maior obra assistencial deste concelho. Com efeito decorridos vão quarenta anos que este «assumido moncarapachense» dirige com dedicação, empenho e diligência a multi-secular Santa Casa da Misericórdia de Faro. Concluída a instrução primária na Terra – Mãe, ei-lo a caminho do Seminário de São José, por comprovada falta de inclinação vocacional e de «alergia» às restritas normas que a preparação sacerdotal impunham. Fez-se á vida e pela grandeza dos seus ideais e recordamos o que foi a sua presença no Congresso Mundial da JOC (Juventude Operária Católica), com os restantes membros da Delegação do Algarve – o Lopes Martins, o Espanha, o Vitorino e o Sequeira, ouvindo as palavras do Pontífice de então, Pio XII.
Funcionário do Ministério do Trabalho e do Serviço Nacional de Emprego, fez parte, em 1979, da Comissão Instaladora do Centro Regional de Segurança Social. Desempenhou as elevadas funções de Director do Centro de Emprego de Faro e de Coordenador Regional no Algarve do FSE (Fundo Social Europeu).
O sempre lembrado Cónego Joaquim Jorge de Sousa foi o responsável pela sua ida para a Misericórdia de Faro, vivendo quarenta anos já volvidos esta «jornada marcante» para o Concelho. A Santa Casa é, para além da maior organização assistencial na terra farense, com uma acção que se estende a todos os escalões etários, desde a infância (creches, infantários), à juventude (formação profissional) à Terceira Idade com vários lares na cidade e na Torre Natal, para além da prestimosa e necessária Unidade de Cuidados Intensivos, um dos maiores empregadores concelhio (duas centenas de trabalhadores).
Candeias Neto, um «farense» não nascido em Faro que a Faro tem prestado os mais relevantes serviços.

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.