Faro aprova reforço de 11,5 milhões no orçamento municipal

ouvir notícia

A Câmara de Faro aprovou uma revisão ao orçamento de 2021, reforçando em mais 11,5 milhões de euros o orçamento inicialmente previsto para este ano, que passa de 51 para 63,3 milhões de euros (cerca de mais 24%), foi hoje anunciado.

Em comunicado, o executivo adianta que a revisão orçamental, aprovada em reunião de Câmara na sexta-feira e que vai ainda a Assembleia Municipal, “habilita o executivo a implementar um plano de investimento” de mais 11,5 milhões de euros.

“Esta primeira revisão, que incorpora o saldo da gerência do ano anterior (11.466.626,34€), acontece mais cedo este ano e permite que a autarquia despolete um conjunto de procedimentos de montante significativo”, lê-se na nota.

- Publicidade -

A autarquia revela que uma das áreas que será reforçada é a do controlo e mitigação da pandemia covid-19, com um reforço “em mais de dois milhões de euros para apoio direto à Proteção Civil, aos Bombeiros e, também, às famílias, IPSS’s [instituições particulares de solidariedade social] e empresas e do concelho”.

Os parceiros, como o movimento associativo e as freguesias, viram igualmente aumentado o suporte financeiro municipal contando com a “maior parte dos 2.982.900 euros agora inscritos na rubrica de transferências”.

Já para o setor da educação está reservado um “reforço de 534.150 euros”, prossegue a nota.

O município anuncia que o movimento cultural, recebe um esforço financeiro “suplementar de 439.500 euros” para o “desenvolvimento de novas iniciativas e no reforço da programação com recurso à produção local”.

Em matéria de espaço público, o Município destaca várias requalificações de vias rodoviárias, praças e largos na cidade, uma a incluir a edificação de uma nova ciclovia, num total quantificado em quase um milhão de euros.

Para as freguesias, esta revisão significa igualmente mais investimentos: Santa Bárbara de Nexe e Conceição-Estoi recebem “mais de um milhão de euros”, valor semelhante empregue na freguesia de Montenegro para a requalificação de várias ruas da localidade.

A autarquia destaca os 356 mil euros reservados para o “concurso de aquisição de bicicletas partilhadas” e para “remodelação dos parques infantis”, 642 mil para aquisição de viaturas para os serviços, 131 mil para a requalificação de espaços públicos no âmbito das ações climáticas e 180 mil para o Orçamento Participativo.

Para a habitação, e ao “mesmo tempo que está a ser preparado um investimento de 28 milhões na construção de 205 fogos sociais”, estão reservados quase 135 mil euros para o desenvolvimento dos procedimentos para construção de casas a custos controlados e, ainda, as intervenções de melhoramento do parque existente.

Citado na nota, o presidente da Câmara, Rogério Bacalhau “não rejeita a possibilidade de um novo reforço nos próximos tempos para apoio à economia, caso as circunstâncias o exijam, embora essa seja uma responsabilidade do Governo”

O autarca alerta para a necessidade de levar a cabo uma gestão rigorosa “como até aqui”, tendo em conta “o panorama atual, marcado por uma grande incerteza”, conclui a nota.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.