Faro: Comemorações da semana da criança e do brincar

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Faro, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e o Espaço Saúde em Diálogo inauguram na próxima segunda-feira, na Biblioteca Municipal, as comemorações da Semana da Criança e do Brincar, que decorrerá até ao próximo sábado, 1 de junho.

No ano em que se assinalam os 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança, e aproveitando as datas comemorativas do Dia Internacional do Brincar (28 de maio) e o Dia Mundial da Criança (1 de junho), estas instituições assinalam as referidas datas com iniciativas que envolvem a comunidade educativa, sensibilizando-a para a importância do brincar no desenvolvimento da criança.

No dia 27 de maio, pelas 15h30 haverá a apresentação do livro “BullY”, uma edição da Câmara Municipal de Faro, com o apadrinhamento da AAPACDM. Destaca-se ainda o Encontro “OS DIREITOS DAS CRIANÇAS NÃO SÃO BRINCADEIRA”, no dia 28 de maio, entre as 15h00 e as 17h00, com a participação de Nídia Cavaco (CPCJ), Ana Filipe (Plataforma Saúde em Diálogo) e João Luís Gonçalves, Procurador da República no Tribunal de Família e Menores de Faro “.

- Publicidade -

No dia 30 de maio, às 18h00, acontecerá mais uma palestra do ciclo “Vamos falar sobre as (nossas) crianças” organizado pelo Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESEC – UAlg, “Restaurar a família das crianças na separação dos pais: uma visão e prática judiciária interdisciplinar” pelo juiz Joaquim Silva. As sessões são de entrada livre e conferem certificados de participação.

Para as escolas e jardins de infância, as atividades são diversas: no dia 28 de maio, às 10h00, “Os direitos das crianças não são brincadeira”, trata-se de uma apresentação de um filme sobre os direitos das crianças com dinâmica que permitirá às crianças e professores aprofundar a temática em diferentes contextos. No dia 30 de maio, às 14h00 é dinamizada a atividade integeracional “MOMENTOS” e no dia 31 de maio acontecerão 4 sessões da atividade “ADIVINHA LÁ TU”.  Todas as atividades para escolas requerem inscrição prévia.

No dia 31 de maio, entre as 9h00 e as 13h00, o Jardim da Alameda enche-se de crianças para o já habitual convívio destinado aos alunos das Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública, com diversas atividades desportivas, lúdicas e pedagógicas.

No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, às 16h00 a Lígia Boldori contará “Histórias Sorridentes”, numa Hora do Conto especial para famílias, na Biblioteca Municipal de Faro.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.