ALGARVE ÚLTIMAS

Faro e Portimão recebem rastreio gratuito de cancro de cabeça e pescoço

.
.

“Se tem pelo menos um destes sintomas há mais de três semanas, consulte imediatamente o seu médico. A consulta e diagnóstico precoces salvam vidas. Não se atrase.” Este é o mote da campanha europeia levada a cabo pelo Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP) e pela European Head and Neck Society (EHNS). De 23 a 27 setembro, “The Make Sense Campaign” é organizada em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Inglaterra, Polónia, Turquia, Dinamarca, Finlândia e Holanda.

A iniciativa estende-se até ao Algarve, mais concretamente a Faro e a Portimão, onde no dia 25 de setembro, entre as 9h00 e as 14h00, serão promovidos rastreios gratuitos de cancro de cabeça e pescoço.

A campanha tem como objetivo sensibilizar a população e os profissionais de saúde para uma doença mutilante, que mata três portugueses por dia.

Os sintomas são variados e podem passar por rouquidão persistente, dor de garganta, úlceras ou manchas na boca, dificuldade em engolir, entre outros.

O ideal é que cada pessoa consulte o seu médico e faça o rastreio. Um diagnóstico precoce oferece uma elevada taxa de cura”, realçam os médicos.

JA

Tamanho da Fonte
Contraste
Bloggers %d como este: