Faro: Edifício da Igreja e antigo Convento dos Capuchos é monumento de interesse público

ouvir notícia

.

O imóvel da Igreja e o antigo Convento de Santo António dos Capuchos, em Faro, acaba de de ser classificado como monumento de interesse público pela Secretaria de Estado da Cultura. A portaria que confirma a classificação foi publicada esta sexta-feira no Diáio da República.

Os frades capuchos da Província da Piedade instalaram-se em 1529, em Faro, mas só mais tarde ocuparam o atual Convento de Santo António dos Capuchos, construído em 1620, em terrenos ribeirinhos próximos do centro urbano. Porém a igreja, anexa ao convento, só foi inaugurada em 1622. Os frades ocuparam o conjunto formado pela igreja e pelo convento, mantendo a sua atividade, em Faro, até à extinção das Ordens Religiosas em 1834.

A classificação da Igreja e do antigo Convento de Santo António dos Capuchos, que passou por um longo processo de pareceres técnicos e audiências públicas, reflete os critérios constantes da Lei do Património Cultural, nomeadamente, quanto ao seu valor estético, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística, bem como o que o monumento reflete do ponto de vista da memória coletiva.

- Publicidade -

Foi ainda demarcada uma zona especial de proteção que visa assegurar a salvaguarda do monumento na evolução do tecido urbano, garantindo o seu enquadramento e as perspetivas da sua contemplação.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.