Faro entre sete distritos com concelhos em alerta máximo

ouvir notícia

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais está na “Fase Charlie”, considerada a de maior risco de incêndios. Esta fase entrou em vigor a 1 de julho e termina a 30 de setembro.

Vários concelhos de sete distritos de Portugal estão hoje sob aviso de risco máximo de incêndio, com as regiões do norte interior e centro a serem as mais afetadas.

O aviso de risco máximo de incêndio está ativo para concelhos dos distritos de Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Faro.

- Publicidade -

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o “reduzido” e o “máximo”, e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

De acordo com a informação disponibilizada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), foram registados, no domingo, 152 incêndios florestais, os quais foram combatidos por 2334 bombeiros, apoiados por 589 veículos, tendo sido realizadas cerca de 70 missões aéreas.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais está na “Fase Charlie”, considerada a de maior risco de incêndios, entre 01 de julho e 30 de setembro.

As previsões do IM para hoje são de céu pouco nublado ou limpo, ainda que se torne temporariamente muito nublado na região sul, existindo a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste, soprando temporariamente moderado a forte (25 a 40 km/h), com rajadas até 65 km/h, nas terras altas das regiões norte e centro, até ao final da manhã.

O IM prevê para hoje temperaturas máximas de 24 graus Celsius em Ponta Delgada, 28º no Funchal, 29º em Faro, 32º em Lisboa e 34º no Porto.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.