Faro, Évora e Beja em alerta amarelo para efeitos do calor

ouvir notícia

A Direcção Geral da Saúde colocou hoje em alerta amarelo os distritos de Évora, Beja e Faro, enquanto o Instituto de Meteorologia (IM) coloca sob aviso laranja, por vento forte, a região da Madeira.

Segundo informação disponível no portal do IM, esperam-se ventos fortes e muito fortes para ao arquipélago, com rajadas de nordeste que podem atingir os 100 quilómetros, sobretudo nas zonas montanhosas.

O nível de aviso laranja do Instituto de Meteorologia (IM) adverte para a existência de “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.

- Publicidade -

Já os avisos da DGS têm em conta o número de dias consecutivos em que se registam temperaturas altas numa dada região e relaciona-os com os efeitos na saúde das populações.

Segundo a DGS, a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos e pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos e antidepressivos.

Para prevenir estes danos, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar. Indica ainda que se deve evitar bebidas alcoólicas, procurar ambientes frescos nos momentos de maior calor do dia e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB.

O IM prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, com vento fraco a moderado, que pode soprar entre moderado e forte (45 quilómetros por hora), de noroeste, no litoral oeste e nas terras altas.

Prevê-se ainda uma subida da temperatura máxima no litoral oeste e na região sul, devendo as temperaturas atingir um máximo de 27 graus Celsius no Porto, 30º em Lisboa, 29º em Faro e 26º em Ponta Delgada e no Funchal.

A principal cidade da Madeira continua hoje sob risco extremo para exposição à radiação ultravioleta.

Este risco vai ser muito elevado, o mais grave a seguir ao “Extremo”, numa escala de cinco, em Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Penhas Douradas, Sines, Viana do Castelo, Santa Cruz, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

É aconselhável a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda sol, protetor solar e evitar a exposição de crianças ao sol, aconselha o IM.

A exposição à radiação ultravioleta do sol pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele (cancro), olhos (cataratas) e sistema imunitário.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.