Faro leva Minecraft para as salas de aula do concelho

ouvir notícia

No âmbito da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura em 2027, a Câmara Municipal da capital algarvia criou o projeto “MI.MOMO.FARO.” que pretende reproduzir edifício emblemáticos de arquitetura modernista na cidade através da plataforma Minecraft: Edicação Educação, por alunos do concelho, anunciou a autarquia

Os cerca de 150 alunos de escolas do terceiro ciclo do concelho, com idades entre os 13 e os 15 anos, juntamente com mais de 20 docente, vão participar nesta iniciativa interdisciplinar, desenvolvida com o apoio da Microsoft Portugal e do Plano Nacional de Artes. 

“Este é um projeto que visa por um lado potenciar a educação patrimonial através do uso das novas tecnologias, capacitando alunos, docentes e escolas através do contacto com novas dinâmicas de aprendizagem (game based learning) e por outro contribuir para a valorização do património cultural do concelho, neste caso a arquitectura modernista motivando todos os que se interessem por este projeto a descobrir o movimento modernista em cidades do Sul da Europa”, refere o chefe de divisão de Cultura da Câmara Municipal de Faro e coordenador da candidatura, Bruno Inácio. 

- Publicidade -

Devido à pandemia de covid-19 e a ausência de aulas presenciais, o projeto foi incluído num fórum online, onde os professores e alunos debatem o património da cidade. 

“MI.MOMO.FARO parte da cidade e da arquitetura modernista como conteúdo educativo. Trata-se de uma proposta que provoca o olhar crítico e estético do aluno sobre o património urbano e desenvolve a aprendizagem que dá amplo significado à noção de edifício/casa/lugar.  O projeto recruta o olhar sensível (que vai além do visível) e, através de dinâmicas pedagógicas e lúdicas, mostra aos alunos o valor do bem patrimonial, transformando-o depois em matéria-prima para a criatividade e a inovação”, refere a subcomissária do Plano Nacional de Artes, Sara Brighenti, em comunicado. 

Os professores envolvidos no projeto já tiveram acesso a formação específica, que lhes vai permitir explorar abordagens pedagógicas nas salas de aula, contando com o apoio científico de técnicos de arquitetura, urbanismo e património da Câmara Municipal de Faro. 

“Num momento de grande transformação do ensino e da aprendizagem, projetos desta natureza evidenciam a importância da utilização de soluções que aliam o lúdico ao ensino, potenciando uma aprendizagem ativa e colocando em prática o ensino híbrido. Ações como esta demonstram a importância de trazer ferramentas como o Minecraft para estimular novas formas de aprender e ensinar”, refere a diretora da Educação e Filantropia da Microsoft Portugal, Sandra Martinho. 

 No âmbito da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, estão previstas diversas ações de comunicação abertas ao público, como a realização de três mesas redondas em direto através do Facebook. 

A primeira sessão decorre a 25 de março, pelas 18:30, na página de Facebook do Faro2027, com o tema “Faro, cidade Modernista do Sul da Europa”, com a participação do arquiteto Ricardo Agarez. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.