ALGARVE CULTURA

Faro: Os 25 anos das Moçoilas assinalados com uma exposição no IPDJ

SAMSUNG CSC
[mobileonly] [/mobileonly]

Na Galeria de Exposições da Direção Regional do Algarve do IPDJ, I.P., na rua da PSP, em Faro, vai ser inaugurada na próxima sexta-feira, dia 22, pelas 18h30, uma exposição que assinala os 25 anos de carreira das Moçoilas.

As Moçoilas surgiram da necessidade de levar uma representação da cultura serrana (Algarve Norte / Alentejo Sul) a uma mostra e partilha de várias regiões, MANIFesta (Santarém). A partir do património oral, cantado ou falado e de um vínculo grande com as gentes da serra do Caldeirão, decidiu criar-se um grupo de vozes de mulheres que se fizesse ouvir, dando voz àquelas serranias e a uma região que não se conhecia cantada. As Moçoilas surgiram em 1994 e, desde então até hoje, continuam a cantar e a fazer sentir o Sul, sempre com o cuidado de manter a genuinidade do canto, das letras e das pronúncias.

No ano em que comemoram 25 anos de carreira e em que são “Artistas Figuras 2019” pelo Teatro Municipal de Faro, as Moçoilas apresentam uma exposição que mostra o trabalho que têm vindo a desenvolver e que, à sua maneira divertida e descontraída, contribui para a preservação da memória, para a divulgação do património oral cantado e falado da serra algarvia, dos seus costumes e tradições.

A exposição inclui aguarelas da artista plástica Joana Rosa Bragança, que ilustra alguns momentos das Moçoilas no ano 2019; artesanato e design, em colaboração com a Associação de Designers do Sul, no âmbito do projeto Design e Ofícios; tradição e concetualização, um contributo da Sê Mais Sê Melhor – Associação para a Promoção do Potencial Humano; e peças de latoaria do artesão David Gonçalves, entre outros materiais que documentam o percurso das Moçoilas. A exposição vai estar patente ao público até 17 de dezembro.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste
%d bloggers like this: