Faro prolonga suspensão da taxa turística até março de 2021

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Faro vai prolongar a suspensão do pagamento da taxa turística até março de 2021, devido à crise causada no turismo pela pandemia de covid-19, anunciou a autarquia.

“Proposta pelo presidente da Câmara, esta medida tem em atenção a situação excecional que ainda se vive, em particular no setor do turismo, a passar por severas dificuldades por via dos cancelamentos e da escassez de novas reservas de alojamento devido à pandemia da doença covid-19”, lê-se na nota.

A autarquia já tinha suspendido a aplicação da taxa no final de março, tal como os restantes concelhos algarvios que já a aplicavam ou estavam a preparar-se para iniciar a sua cobrança, no âmbito de uma decisão conjunta da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), que vigoraria até final de maio.

- Publicidade -

“Ainda assim, em face da previsão de redução do número de voos para o aeroporto provenientes dos principais países emissores de turismo, estimada entre os 50% e os 60%, bem como da constatação do aumento da taxa de desemprego na indústria turística regional, a autarquia deliberou tomar esta medida adicional”, prossegue a nota.

A taxa de 1,5 euros por pessoa e por noite foi aprovada em 2019 pelo município, depois de a AMAL ter deliberado a criação de uma taxa turística a ser implementada na região. 

Cobrada apenas nos primeiros sete dias da estadia, a taxa destina-se a adaptar o território à maior procura turística, bem como à promoção do destino.

Com a cobrança da taxa turística, iniciada em Faro no dia 1 de março, mas suspensa no final do mesmo mês devido à pandemia de covid-19, a autarquia tinha a expectativa de arrecadar 500 mil euros em 2020.

A aplicação de uma taxa turística deliberada pela AMAL pode ser iniciada após aprovação pelas respetivas assembleias municipais, sendo que, na região, apenas o município de Silves anunciou que não iria aplicar a taxa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.