Faro terá 6 pontos de carregamento para veículos eléctricos já em 2010

ouvir notícia

Fazendo parte da rede piloto de pontos de carregamento que serão criados em todo o país, Faro conta ver instalados e a funcionar 6 dos seus postos já em 2010.

Com 19 pontos programados no seu total, o recente arranque do sistema de abastecimento permite encarar com optimismo a sua instalação no Algarve, onde Faro é o único Município integrado na rede piloto anunciada a nível nacional.

Face ao aparecimento de empresas vocacionadas para a produção em Portugal de baterias, e detectando-se um forte interesse por parte da indústria automóvel na oferta de modelos suportados por esta fonte de energia, esta rede de abastecimento servirá como um sinal de confiança e de estímulo à aquisição de veículos com custos de deslocação por km já bastante económicos, pois serão gradualmente instalados vários destes pontos um pouco por todo o país.

- Publicidade -

Suportados por uma rede de serviços, semelhante ao sistema multibanco, os possuidores de veículos eléctricos vão poder dispor de um cartão de abastecimento que lhes permitirá abastecer em qualquer ponto, independentemente da empresa fornecedora de energia.

Esta rede, designada por Mobi.E, tem um âmbito nacional e abrange 25 cidades, entre as quais se conta Faro, o que permitirá o posicionamento pioneiro da cidade na adopção de novos modos de transporte sustentáveis do ponto de vista ambiental de modo a optimizar a utilização racional da energia eléctrica e aproveitar as vantagens da energia produzida a partir de fontes renováveis.

A rede pública de Faro, a implementar já em 2010 e até 2012, contemplará 19 pontos de carregamento lento a distribuir por 7 áreas de carregamento, a saber:

• Largo de S. Francisco;
• Jardim Manuel Bivar;
• Av. da República (entre a EVA e CP);
• Largo Dr. Francisco Sá Carneiro;
• Hospital Central de Faro;
• Universidade do Algarve – Campus da Penha;
• Universidade do Algarve – Campus de Gambelas.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.