Faro vence projeto que transforma rua em espaço verde livre de carros

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Faro obteve um financiamento de 20 mil euros para transformar uma rua num espaço verde livre de carros, depois de o projeto ter superado os apresentados por outras 13 autarquias nacionais, anunciou o município.

O projeto apresentado pela autarquia para a rua Caldas Xavier, situada no Bom João e atualmente utilizada para estacionamento, “obteve a maior pontuação das 13 propostas submetidas por autarquias em Portugal no âmbito de iniciativa Living Streets”, o que garante ao município algarvio o “financiamento de 20 mil euros” para concretizar o projeto. 

“O município de Faro foi o grande vencedor do projeto Living Streets, uma iniciativa que visa a criação de locais de convívio e experimentação no espaço público até aqui ocupado pelos automóveis”, revelou a Câmara Municipal de Faro num comunicado, frisando que “as intervenções devem acontecer entre o próximo mês de dezembro e outubro de 2021”. 

- Publicidade -

A rua que vai ser remodelada fica “nas imediações do bairro do Bom João” e vai ser feita a “transformação deste espaço amplo, que hoje em dia serve exclusivamente para estacionamento automóvel, numa zona verde que passará a ser utilizada para convívio e atividades ao ar livre”, acrescentou.

“Os resultados do concurso nacional foram agora anunciados pela Oeste Sustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, entidade parceira responsável pela receção de candidaturas em Portugal deste projeto que conta com financiamento do programa EUKI (Iniciativa Europeia para o Clima) do Ministério Federal do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha”, esclareceu a mesma fonte. 

O projeto apresentado por Faro superou a proposta de Óbidos, “a segunda mais votada”, que também “vai receber um montante de 20 mil euros para poder implementar o seu projeto”, destacou ainda a Câmara algarvia. 

A autarquia referiu ainda que os “detalhes” da “reconfiguração” da rua Caldas Xavier vão ser “oportunamente apresentados”, mas adiantou que o “objetivo é devolver este espaço aos cidadãos e moradores, promovendo relações de vizinhança e sentido de pertença”. 

“Após recolha de opiniões dos moradores e contando com a sua participação ativa na conceção do projeto final, será criada uma área verde ideal para conviver, comer, jogar, estudar, trabalhar, ler, andar de bicicleta ou respirar ar puro”, acrescentou. 

A Living Street (rua com vida, em tradução livre) vai também contar, segundo a Câmara Municipal de Faro, com “mesas, bancos, floreiras, baloiços, camas de rede ou parque de bicicletas – que serão produzidos, sempre que possível, com recurso a materiais reutilizáveis e recicláveis”.

“Para que a população possa usufruir deste espaço com mais qualidade e segurança, aos fins de semana o trânsito rodoviário vai ser ali muito condicionado, salvaguardando-se os acessos às garagens existentes”, salientou a autarquia.

A Living Street é um “conceito ligado a um novo modelo de urbanismo” que “nasceu em 2013, na cidade belga de Ghent, pelas mãos de habitantes e comerciantes”, e tem vindo a ser “replicado em várias cidades europeias”.

Trata-se de “um modelo de rua sustentável”, que permite “diminuir a poluição visual, sonora e atmosférica” e incentivar “as pessoas a saírem de casa e passarem tempo de qualidade num espaço verde e agradável”, concluiu o município.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.