Feira divulga produtos genuínos algarvios

ouvir notícia

.

Mais de 50 expositores mostram o melhor que se produz na região, no Portimão Arena, entre 30 de março e 1 de abril, na feira “Algarve Genuíno”. O evento dá a conhecer todo o tipo de produtos genuinamente algarvios, do artesanato à gastronomia, da doçaria aos frutos secos, sem esquecer os vinhos e o sal, entre muitos outros.

O Portimão Arena vai ser transformado, entre 30 de março e 1 de abril, numa verdadeira montra do que de melhor se produz na região. Trata-se da feira “Algarve Genuíno – Aromas, Sabores e Saberes Regionais”, que vai reunir no mesmo espaço mais de meia centena de expositores.

Segundo a organização – a cargo da Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, em colaboração com o município de Portimão e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve -, o certame pretende ser “uma montra representativa de produtos genuinamente algarvios”.

- Publicidade -

Artesanato, compotas, geleias, doçaria, enchidos, frutos secos, gastronomia, licores, aguardentes, vinhos regionais, mel, plantas aromáticas, produtos biológicos e sal, são alguns dos produtos típicos da região algarvia que vão estar em destaque na “Algarve Genuíno”.

Ao mesmo tempo, a feira vai acolher uma mostra de vinhos do Algarve, na qual os produtores locais promoverão a qualidade e excelência das suas colheitas, havendo ainda demonstrações de culinária ao vivo, decantação e degustação de vinhos, assim como a atuação de grupos de música tradicional.

Neste certame, os visitantes poderão ainda provar os melhores sabores regionais na área de tasquinhas, decoradas a rigor com a recriação das ‘casinhas’ algarvias, onde serão servidos petiscos tradicionais e outros produtos algarvios, sendo sorteado diariamente um cabaz com produtos regionais, uma oferta dos próprios expositores.

Produtos regionais e a economia

A organização do certame chama ainda a atenção para os colóquios temáticos, marcados para os dias 30 e 31 de março, que se vão debruçar sobre a qualidade dos vinhos algarvios e a certificação dos produtos regionais. O objetivo passa ainda por discutir “a forma como os mesmos podem contribuir para o turismo e para a economia da região”, adiantam os promotores da iniciativa.

No primeiro dia da feira (30), às 15h00, terá lugar o colóquio subordinado ao tema Certificação dos Produtos Regionais. Mais tarde, realiza-se a inauguração oficial do certame, às 17h30, seguindo-se várias demonstrações de culinária ao vivo com produtos regionais. A animação musical arranca depois das 20h30 e prolonga-se até ao encerramento da feira, às 24h00.

No dia 31 de março (sábado), o “Algarve Genuíno” abre às 11h00, estando marcado para as 15h00 o colóquio “A Qualidade dos Vinhos do Algarve”, no auditório do Portimão Arena. Depois, a animação musical – com música tradicional portuguesa, fado e folclore – toma conta do recinto até ao fecho, às 24h00.

No último dia da feira (1 de abril), as portas abrem às 11h00 e encerram às 22h00. Pelo meio, sucedem-se várias iniciativas, desde espetáculos de música a demonstrações de culinária ao vivo, entre outras.
A organização preparou ainda uma área infantil para os mais pequenos, que funcionará durante o horário de funcionamento da feira, com playground, piscina de bolas, labirintos, insuflável e outros atrativos para crianças entre os quatro e os nove anos.

O valor dos bilhetes ingressos é de um euro, com entrada gratuita a crianças até aos 12 anos, sendo que 10 por cento da receita de bilheteira do evento reverterá a favor de uma instituição de solidariedade social de Portimão.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.