Feira dos Enchidos está de regresso à serra de Monchique

ouvir notícia

.

Este fim de semana promete ser de festa rija em Monchique, com a realização de uma das principais mostras gastronómicas do Algarve.

A Feira dos Enchidos Tradicionais da Serra de Monchique, cuja vigésima edição realiza-se este fim de semana, é um dos eventos mais importantes do sul do país e conta com mais de meia centena de expositores.

“Pretende dar a conhecer e promover a salsicharia artesanal serrana derivada de carne de porco preto e produzida segundo os métodos tradicionais da região, bem como, constituir um polo de divulgação e valorização de outros produtos da serra como a tradicional aguardente de medronho, a doçaria caseira, típica da região, o mel, os licores e o artesanato” adianta a organização, a cargo da autarquia em colaboração com os produtores locais.

- Publicidade -

A Feira dos Enchidos desenvolve-se em torno do certame de exposição e venda de enchidos e outros produtos tradicionais e tem lugar no heliporto municipal. Durante os dois dias do evento nunca falta animação musical. Este ano, o cartaz da 20ª Feira dos Enchidos Tradicionais da Serra de Monchique inclui a atuação de Leandro, no sábado (2), às 21h30, e de Adriana Luz, no dia seguinte, às 19h00.

A Câmara de Monchique destaca que, ao longo dos anos, “os enchidos tradicionais de Monchique têm vindo a afirmar-se no contexto regional e até nacional, ganhando prestígio e conquistando muitos consumidores, devido à sua elevada qualidade e singularidade de sabor”.

“A demonstração da existência de mercado para estes produtos, conjugada com o sucesso deste certame e a união de diferentes vontades, públicas e privadas, produziu já frutos ao nível da dinamização da economia local, com a legalização de duas salsicharias tradicionais, o licenciamento de uma terceira e, num futuro próximo, a legalização de vários estabelecimentos de venda direta, denominados Sabores do Monte”, adianta a autarquia.

À semelhança da última edição, a feira deste ano inclui uma mostra gastronómica, que vai contar com a participação de vários restaurantes do concelho. A ideia é que os estabelecimentos apresentem entradas e pratos típicos nas suas ementas, à base de carne de porco preto.

Este ano, destaque ainda para a realização de um percurso pedestre, no dia 3 de março, com partida às 9h00 do Largo dos Chorões. Trata-se de uma rota experimental, integrada no projeto Via Algarviana II, com cerca de 18 quilómetros de distância.

Foto: João Porfírio
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

5 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.