Feira Terra de Maio até domingo no Azinhal

ouvir notícia

.

O Centro Multiusos do Azinhal, no concelho de Castro Marim, vai receber a Feira Terra de Maio a partir desta sexta-feira e até domingo. O certame é já uma referência na promoção da cabra de raça algarvia e dos mais genuínos sabores algarvios e inclui ainda artesanato local, exposições e muita animação.

Na Terra de Maio, o visitante encontrará tasquinhas de gastronomia regional, exposições de animais, música e folclore, animação infantil, demonstrações equestres, entre muitas outras atividades.

No sábado, às 18h00, será produzido, ao vivo, o maior queijo fresco de cabra de raça algarvia, pela Queijaria do Azinhal. Trata-se de um queijo fresco com aproximadamente 40kg e 80 centimetros de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite.

- Publicidade -

Certame abre esta sexta-feira

A abertura da Terra de Maio, esta sexta-feira, pelas 18h00, será animada pelo grupo “Pardais à Solta” e conta com a apresentação do livro “O Algarve Mediterrânico”, da autoria de Maria Manuel Valagão, Bertílio Gomes e fotografia de Vasco Célio, que dará depois espaço à inauguração da exposição de fotografia com o mesmo nome, de Vasco Célio, e a um showcooking, pelo Chef Bertílio Gomes.

Segue-se, pelas 19h30, o espetáculo de “Trovas Campestres”, por Afonso Dias e Tânia da Silva, e o espetáculo de Jorge Guerreiro, pelas 22h00. O primeiro dia da Terra de Maio encerra com o DJ Tiago Miguel.

Programa para sábado

No sábado, a manhã é dedicada ao seminário “Economia Rural/PDR2020/Bolsa de Terras”, com a participação do diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Fernando Severino, entre outros representantes de entidades regionais e nacionais.

Pelas 15h00, a Queijaria do Azinhal proporciona a oportunidade de aprender a fabricar queijo artesanal (mediante inscrição prévia) e ateliês infantis. Depois das 16h30 têm lugar as apresentações e degustações de “Chocofigo” e de produtos “Fábrica do Queijo”.

No final da tarde, pelas 18h00, decorre o desfile “Bioco Tradition”, coleção de verão, por Lurdes Silva, que recriou com design este produto da história e identidade algarvias. Em simultâneo decorre o atelier do pão e a recriação da “Vila de Amêijoas”, por Manuel da Paz, enquanto o evento é animado pelo grupo “Vazóficas”.

Às 18h30 os visitantes poderão apreciar demonstrações equestres pelo Clube “Amigos do Cavalo”, momento seguido por um showcooking, com a Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, e pela atuação do Rancho Folclórico do Azinhal.

O grupo “Mais 2” vai animar a “Terra de Maio” entre as 20h00 e as 22h00, altura em que sobe a palco o espetáculo de música e humor “TOP GENIUS”, do conhecido humorista Nuno Markl e Vasco Palmeirim, duas das vozes das manhãs da Rádio Comercial. A fechar o dia de sábado, o DJ Gustavo Vera + Live Act Guitarra Elétrica.

Programa para domingo

Para os amantes de motorizadas, o último dia da Terra de Maio, domingo, começa com o 1º Encontro de Motorizadas no Azinhal, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal. Na mesma manhã, decorre um passeio fotográfico à luz do tema “Pela nossa Serra”, organizado pelo Centro de Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Castro Marim.

A tarde abre com nova sessão do Workshop de Queijo Artesanal (mediante inscrição prévia) e com atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas às crianças, como os ateliês do burro e do pão. Segue-se o Laboratório de Gostos e a recriação da “Vila de Amêijoas”, bem como as demonstrações equestres. Destaque, às 18h00, para a palestra pela Confraria do Figo da Índia e degustação de produtos e, às 19h00, para a apresentação e prova da Cerveja de Alfarroba – Moura.

O acordeonista Sérgio Conceição anima o evento pelas 20h00, dando depois lugar, pelas 21h30, ao espetáculo musical com “Sangre Ibérico”, grupo finalista de programa televisivo de talentos.

“A Terra de Maio” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal e tem a colaboração do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, da Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Eurocidade do Guadiana, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP), do Gran-Plaza Tavira, da Nautiber – Estaleiros Navais do Guadiana e Castro Marim Golf & Country Club.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.