FENPROF leva propostas e preocupações a Cavaco Silva

ouvir notícia

A FENPROF anunciou hoje que entregará na quarta feira ao Presidente da Republica as conclusões do 10.º Congresso, realizado em abril, em que destaca as posições referentes ao reordenamento da rede escolar e as condições de trabalho nas escolas.

A reunião, agendada para as 15:30 no Palácio de Belém, em Lisboa, foi solicitada pela Federação Nacional dos Professores (FENPROF) para apresentação dos documentos aprovados em congresso e nos quais se abordam “alguns dos maiores e mais atuais problemas da Educação”, tanto a nível do diagnóstico como das propostas para os resolver, lê-se numa nota de imprensa divulgada pela estrutura sindical liderada por Mário Nogueira.

Entre as questões inscritas neste documento estão o reordenamento da rede escolar e as condições de trabalho dos docentes.

- Publicidade -

Segundo a FENPROF, as abordagens que formula visam contribuir para que problemas estruturais da Educação, como “as elevadas taxas de insucesso e abandono escolares ou as fracas qualificações dos portugueses, sejam encarados frontalmente” e se encontrem os caminhos adequados.

“Esse deverá ser um esforço de toda a sociedade, cuja importância se torna maior no momento em que o país deverá responder positivamente a um enorme desafio que se coloca na Educação: o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos”, diz a FENPROF.

A FENPROF tem manifestado oposição à forma como o reordenamento da rede escolar está a ser feito, no âmbito do alargamento da escolaridade obrigatória, designadamente por o considerar precipitado e prever o encerramento de escolas do 1.º Ciclo com menos de 21 alunos, bem como a concentração da gestão escolar em “mega agrupamentos” com vários níveis de ensino.

A medida é justificada pelo Governo em nome de melhores condições para todos os alunos nas escolas, que deverão frequentar desde o 1.º Ciclo ao secundário, mas tem motivado protestos de autarcas, encarregados de educação e dos partidos da oposição.

AH

Lusa/JA

+++ Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico +++

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.