Fernando Nobre critica “cálculo taticista” de Alegre

ouvir notícia

O candidato à presidência da República, Fernando Nobre, criticou na noite de sábado o “cálculo taticista” de Manuel Alegre quando “este diz ser uma candidatura da cidadania” e ao mesmo tempo “é apoiado por dois partidos políticos”.

“Manuel Alegre invoca muitas vezes que é uma candidatura da cidadania. Acho que cada um tem de assumir exatamente o que é. Não se pode falar da cidadania por mero cálculo tacticista”, afirmou Fernando Nobre em declarações à agência Lusa.

Recordando que Alegre tem o apoio do Bloco de Esquerda e do PS, Fernando Nobre salienta que, por isso, “tem que deixar claro que é um candidato apoiado por dois partidos políticos e não pode vir dizer agora que é um candidato independente. Se o quisesse ser tinha tido oportunidade de o ser”.

- Publicidade -

Fernando Nobre participou em Paredes num jantar que reuniu algumas dezenas de apoiantes e que culminou um dia marcado pela inauguração de sedes concelhias da sua candidatura em Lousada e Paredes.

À agência Lusa, Fernando Nobre disse que a sua candidatura é “a mais genuína representação da cidadania, livre de jogos, de grupos de interesses económicos e partidários”.

O candidato exortou também Cavaco Silva e Manuel Alegre a assumirem “as suas responsabilidades” pelo estado “a caminho do insustentável a que chegou o país”.

“Cada um tem que assacar as suas responsabilidades e não pode fugir delas. Temos um candidato que foi primeiro-ministro 10 anos, que é Presidente há quatro e que está interveniente na política possivelmente há 20. Tem responsabilidades extremamente nítidas na situação atual”, disse à Lusa referindo-se ao atual Presidente da República, Cavaco Silva.

Fernando Nobre lembrou também que o seu adversário Manuel Alegre “foi deputado durante mais de 30 anos e sempre aprovou os orçamentos de Estado que conduziram o país à situação de défice e endividamento que tem hoje”.

“O Dr. Manuel Alegre aprovou inclusive a maioria das alterações laborais que puseram os trabalhadores portugueses não situação em que estão hoje. É bom que assuma também todas essas posições”, sublinhou.

Questionado sobre a carta que a dirigente do PS Edite Estrela dirigiu aos militantes apelando à mobilização em torno da candidatura de Manuel Alegre, Fernando Nobre disse esperar que muitos socialistas e militantes de outros partidos se revejam nas suas ideias.

“Na minha estrutura de campanha eu tenho membros de todos os partidos políticos nacionais, mas esta é a única candidatura que emerge verdadeiramente da sociedade civil, que é independente e que só procura o apoio dos cidadãos”, afirmou.

Fernando Nobre disse também que vai percorrer o país para falar com os portugueses e mobilizá-los.

“Acho que chegou o momento de falarmos com frontalidade ao povo português, nomeadamente os que já não acreditam no futuro do nosso país, todos aqueles que estão a emigrar, que estão desalentados e dizer que há esperança se acreditarmos, se nos mobilizarmos, porque Portugal tem um povo que quando devidamente acalentado é capaz dos maiores feitos”, considerou o candidato.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.