Festa do Cinema Italiano regressa a Loulé

ouvir notícia

.

Este ano celebra-se a nona edição do “8 ½ Festa do Cinema Italiano”, em 15 cidades portuguesas e em nove repartidas por Angola, Moçambique e Brasil. A “Festa” volta a Loulé, pela quarta vez, no final da próxima semana (12 a 14 de maio), no Cine-Teatro Louletano, apresentando algumas das melhores produções do cinema italiano.

Entre os títulos a exibir, destaca-se a cópia restaurada da obra-prima de Federico Fellini “8 ½” e a ante-estreia do novo filme de culto italiano “Lo Chiamavano Jeeg Robot”, de Gabriele Mainetti, uma mistura surpreendente entre o cinema de super-heróis e o típico policial italiano. Além da exibição de algumas das mais interessantes obras da recente cinematografia italiana, são propostas ao público de Loulé diversas atividades paralelas.

A programação no Cine-Teatro Louletano inicia-se a 12 de maio (quinta-feira), pelas 21h00, com a apresentação do filme “Suburra”, de Stefano Sollima, seguindo-se no dia 13 (sexta-feira), também pelas 21h00, a aclamada película “Lo chiamavano Jeeg Robot”, de Gabriele Mainetti.

- Publicidade -

A festa tem o seu término no dia 14 de maio (sábado), com propostas a pensar em diversos formatos e públicos-alvo: pelas 15h30 há sessão para famílias (animação para crianças), com o filme “Pinocchio”, de Enzo d’Aló, destinado a maiores de 6 anos. Às 17h30 apresenta-se uma seleção de curtas-metragens a que se deu o título genérico “Il Corto”, da autoria de vários realizadores da nova vaga.

Cinema e gastronomia no último dia

A fechar o dia 14, pelas 20h00, no bar do Cine-Teatro, uma das grandes novidades na Festa do Cinema Italiano em Loulé: a apresentação do já lendário “Cine-Jantar”, momento em que o público mais assumidamente experiencia a ligação direta que existe entre o cinema e a gastronomia. Será assim um delicioso aperitivo para o último filme da “Festa”, com a exibição do clássico “Otto e Mezzo”, de Federico Fellini, às 21h45.

Como conseguir a sua entrada?

Qualquer uma das películas que integra a Festa tem um custo associado por pessoa de 3 euros, sendo que a inscrição no cine-jantar tem um valor de 15 euros, com uma lotação máxima de 25 pessoas e requerendo obrigatoriamente marcação prévia por email ([email protected]). O valor do cine-jantar já inclui o acesso ao filme de Fellini, sendo que o público interessado pode também apenas assistir à referida película sem inscrever-se no jantar.

Para mais informações e aquisição de bilhetes para os filmes os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano por telefone (289414604, de terça a sexta, das 13h00 às 18h00) ou por email ([email protected]). Também há a possibilidade de compra on-line de ingressos através da plataforma BOL (www.bol.pt).

Festa em 24 cidades

Trata-se do mais importante evento em Portugal dedicado ao cinema e à cultura de Itália, que teve início em Lisboa entre 30 de março e 7 de Abril, no Cinema São Jorge, no Cinema UCI – El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, com 40 filmes, entre os quais nove antestreias nacionais, obras em competição, curtas-metragens, documentários, programação infantil, convidados de renome e espaço programático dedicado à música, à literatura, à cultura e à gastronomia italiana.

Para além de Loulé e de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano estará presente nas seguintes cidades: Porto, Cascais, Coimbra, Aveiro, Elvas, Caldas da Rainha, Guimarães, Évora, Almada, Funchal, Setúbal, Braga e Beja. Internacionalmente, acontece em Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e sete cidades do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A Festa do Cinema Italiano em Loulé resulta de uma parceria entre a Associação Il Sorpasso (com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura) e a Câmara Municipal de Loulé / Cine-Teatro Louletano.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.