Festas com “Banho Santo” na praia da Manta Rota

ouvir notícia

.

A praia da Manta Rota volta a ser o cenário das tradicionais festas de verão em honra de São João da Degola, até 29 de agosto, cujo ponto alto é o famoso “Banho Santo”, no último dia (terça-feira), às 11h00.

O célebre banho de mar é um encontro que se realiza anualmente, assinalando a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado.

Em anos idos, este era o dia em que as gentes da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas pelos animais de carga, para tomar um banho de que se acreditava ser “santo” e capaz de curar todos os males. No final do ritual, a celebração era rematada com um piquenique.

- Publicidade -

Para manter viva a tradição, a associação A Manta e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António apostam, mais um ano, na recriação histórica do evento, atraindo centenas de curiosos até à praia da Manta Rota para ver como as coisas se passavam noutros tempos.

As festividades integram uma série de concertos e bailes, a partir das 22h00, por onde vão passar bandas e artistas, entre os quais como Mónica Sintra, que subirá ao palco no próximo sábado.

No domingo, o cartaz integra uma corrida solidária, às 09h00, a favor da construção da Capela da Manta Rota.

Na terça-feira (29 de agosto), dia de São João Batista, as festividades começam com o Banho Santo, às 11h00, na praia da Manta Rota, onde serão revividas todas as tradições associadas. Às 18h30 há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Batista. Mais tarde, às 22h00, tem início o baile com o Duo Reflexo, a que se segue um espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, no areal da praia da Manta Rota.

Todos os concertos têm lugar no largo do antigo casino e a entrada é livre. As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação A Manta e têm o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades e empresas locais.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.