Festivais, comédia e banhos noturnos animam Lagos

ouvir notícia

.

Desde festivais, feiras, concertos, comédia, bailaricos e banhos noturnos, muito há para escolher durante este mês de agosto em Lagos.

O mês arrancou com o Festival de Artes Performativas Verão Azul, promovido pela associação CasaBranca, que o organiza com o apoio da autarquia desde 2011. A quarta edição desta iniciativa, que integra projetos na área do teatro, dança, performance, cinema e música/concertos, a par de uma área da programação dedicada ao público infantojuvenil, está a decorrer até ao dia 17 de agosto em diversos espaços da cidade: Centro Cultural de Lagos (CCL), Teatro Experimental de Lagos, Laboratório de Actividades Criativas (LAC), Feira do Livro, Artes e Sabores (Parque de Estacionamento do Anel Verde) e antiga escola Gil Eanes.

O Centro Cultural de Lagos será, também, o palco de dois espetáculos de comédia, nos dias 24, 30 e 31, que prometem animar as noites de agosto. No dia 24, sobe ao palco a “Commedia Gourmet”, um espetáculo com o humorista chef Eduardo Madeira, autor de receitas de sucesso como “Os Contemporâneos”, “Estado de Graça” e “Anticrise”, que apresenta em Lagos um menu de stand up comedy, música e redução de trufas, servido numa cama de fois gras e boa disposição.

- Publicidade -

No final do mês, a “estrela” no CCL será a revista à portuguesa “FMI e os 40 e tal Mamões”, do Teatro Boa Esperança. Também durante o mês terão lugar vários concertos no pátio do CCL, organizados pela Academia de Música de Lagos e integrados no II Ciclo de Música Antiga – Sons Antigos a Sul 2013. Todas as quartas-feiras, pelas 21h30, o Centro Cultural proporciona ainda noites de cinema, com o ciclo “A Vida numa Tela”.

Feiras e festas

No que diz respeito a festas e feiras, agosto também tem muito para oferecer. A XII FETAAL – Feira de Tradições e Artes do Algarve, decorre no Parque Urbano de Bensafrim, com entrada livre, entre os dias 9 e 11 deste mês. Para além da mostra de artesanato e doçaria local, é possível assistir a gincanas, demonstrações de equitação, de petanca ou futsal, e jogos tradicionais no picadeiro. A animação musical é também uma constante neste certame, que conta com várias tasquinhas e insufláveis para os mais pequenos.

Para o dia seguinte, dia 10, decorre, a partir das 21h30, a 25ª edição do Festival Nacional (e 1ª Internacional) de Folclore de Odiáxere, no Largo do Moinho, com organização a cargo do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere.

Entre os dias 14 de agosto e 1 de setembro, entre as 19h00 e as 24h00, tem lugar a Feira do Livro, Artes e Sabores, a decorrer no Parque de Estacionamento do Anel Verde, também com entrada livre.

Paralelamente, e junto à zona de exposição dos livros, haverá um espaço próprio para os mais pequenos – o cantinho da criança – para atividades lúdicas e formativas, com pinturas e outras atividades similares.

A encerrar o mês, nada melhor do que a tradicional Festa do Banho 29, manifestação de caráter popular e verdadeiro ritual obrigatório em que todos são convidados a tomar o obrigatório banho noturno de mar à meia-noite.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.