Festival da Primavera atrai cerca de 400 paraquedistas a Portimão

ouvir notícia

.

Com a chegada da primavera, o aeródromo municipal de Portimão volta a ser o local de eleição para algumas centenas de paraquedistas europeus, que desde o passado fim de semana e até 4 de maio participam no festival Spring Boogie 2014.

O evento ficou ontem marcado por um acidente trágico, depois de um paraquedista alemão, de 40 anos, ter falecido na sequência de um salto de paraquedas realizado perto do aeródromo da Penina.

A vítima era um paraquedista experiente, já tinha efetuado cerca de 400 saltos, desconhecendo-se por enquanto as causas do acidente. O vento forte é apontado como uma das causas. Outro indivíduo, que também efetuava saltos de paraquedas ficou ferido.

- Publicidade -

Trata-se do terceiro acidente mortal registado em Portimão no último ano e meio, relacionado com saltos de paraquedas.

O evento é promovido pela Paralvor, através da Skydive Algarve, e conta com a participação de cerca de 400 praticantes da modalidade vindos da Alemanha, Áustria, Suíça, Noruega, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Espanha e Portugal, muitos dos quais acompanhados pelas suas famílias, que escolheram este período para passar férias na região, dinamizando assim a atividade económica local, em particular nos setores da hotelaria, restauração, aluguer de carros e comércio.

Durante o festival, serão utilizados dois aviões Dornier DO 28, com capacidade para transportar simultaneamente 15 paraquedistas, que irão realizar os seus saltos a partir dos 14 mil pés de altitude, em cerca de 10 a 12 minutos.

Portugal estará representado pela equipa da Flying Circus Wingsuit School, constituída por Alejandro Lopez Arce, Ricardo Viegas e Pedro Assunção que, para além de proporcionarem formação e treino avançado aos praticantes da modalidade que desejem aprender a saltar envergando fatos com asas, também realizarão demonstrações de wingsuit artístico.

Desde 1999, o aeródromo municipal de Portimão vem recebendo encontros e festivais de paraquedismo de âmbito internacional. Segundo os responsáveis, estes eventos têm tido um “assinalável êxito e reflexos muito positivos em termos de turismo de desporto e de dinamização económica da zona de Alvor/Portimão”.

O aeródromo tem uma média anual superior aos dez mil voos, sobretudo ao nível da publicidade e fotografia aérea, lançamento de paraquedistas, voos de instrução e de transporte aéreo não-regular, bem como voos privados de recreio.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.