Festival da Sardinha regressa às origens em tempos de crise

ouvir notícia

.

Município de Portimão reduz investimento mas mantém tradição.

Este ano, o festival “vira” festa. Entre 1 e 11 de agosto, Portimão celebra o principal ícone gastronómico da cidade, que remonta a 1985, junto à antiga lota e à beira rio, onde será instalado um tradicional arraial algarvio que será o palco para diversas animações de cultura popular.

O principal atrativo desta edição, realizada em plena crise nacional e municipal, é a sardinha assada nos restaurantes entre pontes, no Largo da Barca e na zona envolvente. A ideia, justifica a autarquia, é reduzir o investimento e “recuperar a memória coletiva associada a um local emblemático da cidade, tradicionalmente ligado à descarga de peixe e ao consumo de sardinhas assadas”.

- Publicidade -

“Tendo o Festival da Sardinha, que regressará renovado em 2014, perdido alguma atratividade nas últimas edições, acrescido de uma conjuntura económica e financeira desfavorável para as famílias, o município de Portimão visa com este formato de festa aproveitar a infraestrutura logística existente e reduzir o seu investimento, permitindo assim maior equilíbrio entre custos e receitas, ao mesmo tempo que a economia local terá um estímulo acrescido, sobretudo ao nível do setor da restauração”, sublinha a Câmara de Portimão em comunicado.

A capital da sardinha assada

O convite que vai ser endereçado aos milhares de turistas que visitam o Algarve é o de rumarem a Portimão – “capital da sardinha assada” e deliciarem-se nos tradicionais restaurantes da sardinha assada da cidade, que nestes dias serão desafiados a prepararem um menu especial para esta festa, e que depois se divirtam num típico arraial algarvio, que todos os dias terá lugar junto à antiga lota a partir das 21h00, com bailes ao som de acordeonistas, música popular e muita animação.

Os visitantes encontrarão ainda vários polos de atração para miúdos e graúdos ao longo da zona ribeirinha, nomeadamente divertimentos infantis e petiscos típicos, como as farturas ou o polvo assado.

NC/JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.