Festival das Amendoeiras em Flor e Jazz nas Adegas são os próximos eventos do Algarve 365

ouvir notícia

O Jazz nas Adegas e o festival das Amendoeiras em Flor são os próximos grandes eventos do conjunto de iniciativas Algarve 365, uma agenda cultural de outono/inverno que se encontra agora a meio do seu percurso, iniciado em outubro de 2019 e que vai terminar em maio de 2020.

Na próxima sexta-feira, 31 de janeiro, às 21:00, e no sábado, 1 de fevereiro, às 17:00, em Silves, decorre a quarta edição do Jazz nas Adegas. Em sessões realizadas na casa dos produtores dos Vinhos de Silves há concertos de jazz, dos mais variados estilos, que permitem ao público desfrutar de sonoridades que se adaptam aos ambientes que cada produtor proporciona. Ao longo do evento, são oferecidas três provas de vinho do anfitrião, harmonizadas com tapas feitas com produtos regionais.

Para estas datas, está programada a atuação do grupo cultural e artístico JazzUalg, inserido num projeto da Universidade do Algarve e que integra músicos residentes nesta região. A sonoridade aposta no improviso e na originalidade em palco, interpretando temas de compositores como Herbie Hancock, Wayne Shorter, Horace Silver, Chick Corea, entre outros.

- Publicidade -

Nos próximos sábado e domingo (1 e 2 de fevereiro), das 9:00 às 20:00, Castro Marim acolhe o Festival das Amendoeiras em Flor, um evento em que a natureza se conjuga com cultura e gastronomia, dando a conhecer um Algarve natural.

Além da tradicional oferta de passeios pedestres por entre vales, ribeiras e os ancestrais amendoais da serra algarvia, sob o mote da lenda das amendoeiras em flor, os visitantes terão ainda à sua disposição a oportunidade de visitarem o mercado de produtos locais e de contemplarem recriações de artes/ofícios artesanais, que permitem reconhecer e reavivar memórias.

A animação de rua, o teatro, a música tradicional portuguesa (fado e folclore), os jogos tradicionais, os ateliers de pão, de queijo de cabra e plantação de amendoeiras, bem como a gastronomia tradicional, assente em produtos tradicionais da dieta mediterrânica, são outros atrativos deste evento.

A 4.ª edição do 365 Algarve decorre de outubro de 2019 a maio de 2020 e o ciclo de programação parte de uma ideia de território enquanto paisagem à escala humana, que se pode percorrer a pé. Um conceito desde logo associado à Europa, um continente onde as ligações são feitas à distância de uma caminhada, e que constitui o fio condutor desta edição: a profunda ligação humana ao território, quer física quer metaforicamente.

São mais de 400 iniciativas culturais que o 365 Algarve está a promover por toda a região e que incluem mais de uma centena de concertos, cerca de 50 espetáculos de teatro e cerca de cem ações relacionadas com o património da região, entre outros eventos.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.