Festival das Caminhadas cancelado face ao elevado risco de incêndio

O evento tinha prevista a participação de cerca de 500 pessoas

ouvir notícia

O Festival das Caminhadas de Monchique, previsto para este fim-de-semana, foi cancelado devido à previsão de temperaturas elevadas e ao aumento do risco de incêndio florestal para o distrito de Faro, disse esta quarta-feira o presidente do município.

De acordo com o Instituo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), 13 concelhos dos distritos de Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio, que vai manter-se elevado nos próximos dias devido à previsão de tempo quente.

O presidente da Câmara de Monchique, Paulo Alves, explicou que o cancelamento do festival “decorre da lei, que impede a realização de quaisquer atividades em zonas florestais” aquando da existência de classificação de riscos elevado ou máximo de incêndio.

- Publicidade -

“Como as caminhadas iam decorrer com diversas atividades no meio florestal, somos obrigados a cancelar a iniciativa”, sublinhou.

Organizado pela Câmara de Monchique, o evento tinha prevista a participação de cerca de 500 pessoas, divididas por 20 caminhadas em rotas definidas, agendadas entre sexta-feira e domingo no interior da serra de Monchique,

Segundo o IPMA, em perigo máximo de incêndio estão os concelhos de Vila Nova da Barquinha, Constância, Tomar, Abrantes, Sardoal, Mação (Santarém), Gavião, Nisa (Portalegre), Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Évora, Lisboa, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado e elevado.

Entre hoje e segunda-feira, o IPMA prevê uma subida dos valores da temperatura, em especial da máxima, atingindo-se na generalidade do território, temperaturas máximas entre 30 e 35 graus Celsius, com valores mais elevados, Na ordem de 40 graus, na Beira Baixa, vale do Tejo e interior do Alentejo.

Para a faixa costeira ocidental, os valores deverão ser ligeiramente inferiores, variando aproximadamente entre 25 e 30 graus, devido à previsão de vento de nor-noroeste, que poderá ser por vezes forte durante as tardes.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.