Festival de Caminhadas espera meio milhar de pessoas

Do programa fazem parte diversos tipos de caminhadas

ouvir notícia

Cerca de 500 pessoas são esperadas na segunda edição do Festival de Caminhadas de Monchique, entre esta sexta-feira e domingo, iniciativa que “pretende potenciar o turismo de natureza” naquele concelho da serra algarvia, disse esta terça-feira o presidente do município.

“A intenção é dar uma abrangência global ao concelho e permitir que as pessoas desfrutem das condições ambientais e pontos naturais que temos, potenciando o turismo de natureza”, apontou Paulo Alves, presidente daquela autarquia.

Com o mote “Vá pelos caminhos da água”, o festival pretende evocar “este recurso tão escasso nos tempos de hoje, alertando para a importância da sua preservação”, notou o autarca.

- Publicidade -

No evento, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, são esperadas cerca de 500 pessoas, divididas por 20 caminhadas em rotas definidas, agendadas para entre sexta-feira a domingo.

Do programa fazem parte diversos tipos de caminhadas: as desportivas, temáticas e culturais, com piquenique ou com atividades para as famílias, incluindo ‘ateliers’, teatro, yoga ou observação astronómica.

O programa prevê caminhadas com diversos graus de dificuldade, sendo o percurso mais curto previsto de cerca de três quilómetros e o mais longo de 18 quilómetros.

A participação obriga a inscrição prévia, dado existir um número máximo de pessoas para cada caminhada, algumas das quais com um custo associado devido aos eventos e logística, como as refeições, sublinhou o autarca.

Organizado pela Câmara Municipal de Monchique em parceria com operadores privados, o Festival de Caminhadas está integrado no projeto “Revitalizar Monchique – Turismo como catalisador”, financiado pelo Turismo de Portugal.

O evento faz parte também do calendário anual do “Algarve Walking Season (AWS)”, um projeto regional de promoção conjunta de festivais de caminhadas no Algarve.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.