Festival de Folclore reúne diferentes culturas em Olhos de Água

ouvir notícia

.

A décima quarta edição do Festival de Folclore de Olhos de Água, concelho de Albufeira, vai divulgar a etnografia de várias regiões de Portugal. Os costumes e tradições, danças e cantares de vários pontos do país vão estar em destaque neste evento, que tem lugar no próximo dia 25.

O Rancho Folclórico de Olhos de Água organiza o festival para divulgar e promover o folclore nacional. No próximo sábado (25), as principais ruas da freguesia vão ser animadas com um desfile etnográfico dos grupos participantes. O desfile parte do largo da junta de freguesia em direção ao polidesportivo, onde decorrem as atuações dos ranchos.

Para além da participação do Rancho de Olhos de Água, o XIV Festival do Folclore vai apresentar quatro grupos convidados, oriundos de várias pontos do país, nomeadamente o Rancho Folclórico Guisado Flores da Primavera, das Caldas da Rainha, Rancho Folclórico de Vale de Cavalos, do Ribatejo, Rancho Infantil da Freguesia de Castelões, Tondela, e Rancho Folclórico e Etnográfico do Cabeço de Montachique, Loures.

- Publicidade -

O evento tem início marcado para as 20h00, com o tradicional desfile etnográfico pelas principais ruas da povoação, que se enche de diferentes ritmos e trajes típicos das várias regiões, encantando residentes e turistas. Após o desfile, os ranchos dão início às atuações no polidesportivo de Olhos de Água.

Os usos, costumes e tradições vão estar, também, patentes nos vários pratos da gastronomia regional que os visitantes vão ter oportunidade de degustar nas várias tasquinhas existentes no recinto do evento.
Refira-se que o Rancho Folclórico de Olhos de Água foi fundado em 11 de novembro de 1998, por um grupo de amigos, com o objetivo de recolher, preservar e divulgar as tradições e costumes da sua terra.

Resultado da pesquisa efetuada, o grupo já conta com um repertório com cerca de duas dezenas de temas que apresentam com regularidade em atuações no país e além-fronteiras, entre as quais se destacam atuações na Suíça, França, Luxemburgo, Ilha de S. Miguel, nos Açores, Andorra, Alemanha e Canadá.

As suas danças são mexidas e muito variadas, transmitindo a forma de ser e estar das antigas gerações, com muita alegria, força e energia, típicas de uma população habituada a trabalhar de sol a sol, lutando pela sua sobrevivência nas atividades do campo e na faina do mar.

A XIV edição do Festival de Folclore é uma organização do Rancho Folclórico da localidade e conta com o apoio do município de Albufeira e da junta de freguesia de Olhos de Água.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.