Festival de gastronomia Arrebita volta a Portimão com mais de 30 chefs

ouvir notícia

Depois da edição de 2020, o Arrebita volta à cidade de Portimão para uma segunda edição que promete voltar a agitar as ruas do centro histórico da cidade, de acordo com a organização.

Com datas marcadas para o fim-de-semana de 21 e 22 de agosto, o Arrebita Portimão uma parceria entre a Amuse Bouche e a C.M. Portimão, reúne mais de 30 chefs que irão prestar homenagem à melhor matéria-prima local.

À semelhança do que tem vindo a acontecer em todos os eventos Arrebita, a programação conta com nomes consagrados do panorama gastronómico nacional, mas também com jovens talentos em ascensão. O desafio que lhes é lançado é inspirarem-se na costa portuguesa e na serra algarvia para a criação de pratos únicos que terão um preço fixo de 6 €. A entrada é gratuita.

- Publicidade -

Entre os cozinheiros presentes (cartaz final abaixo) destaca-se a presença de seis chefs vindos de cozinhas premiadas com estrela Michelin: João Oliveira (Vista, Portimão, 1* Michelin), que se apresenta pela primeira à cidade que o acolheu fora da cozinha do Bela Vista Hotel & Spa, Pedro Almeida (Midori, Sintra, 1*Michelin), Rui Silvestre (Vistas, V.N. Cacela, 1* Michelin), José Lopes (Bon Bon, 1*Michelin, Carvoeiro), João Alves (sous chef LOCO, 1*Michelin, Lisboa) e a dupla Américo dos Santos e Miguel Gomes (pasteleiros Belcanto, 2*Michelin, Lisboa).

De sublinhar também a presença de alguns dos mais promissores jovens cozinheiros do País, como é o caso de João Narigueta e Filipe Rebocho (Híbrido, Évora), Pedro Sousa (Sr. Lisboa, Lisboa), Tomás Rocha e Rita Gama (Bicho Mau, Lisboa) ou do pasteleiro Carlos Fernandes. A cozinhar em conjunto estarão também Leandro Araújo e Rui Sequeira, responsáveis por dois dos mais badalados restaurantes do Algarve, o Cafezique (Loulé) e o Alameda (Faro).

Em ambos os dias, pelo menos um prato terá como estrela a sardinha, numa homenagem a um dos mais icónicos e antigos festivais do Algarve, o Festival da Sardinha de Portimão. Também em destaque estão outras espécies da nossa costa, como é o caso da cavala e do carapau.

Cumprindo todas as regras de segurança, o evento terá lugar no mesmo local do ano passado, ocupando duas ruas do centro de Portimão, ambas com entrada na Praça da República (Alameda). Os chefs irão cozinhar a partir de todo o tipo de lojas (barbearias, lojas de doces, papelarias, entre outras), que serão convidadas a assumir um papel ativo no festival. O recinto está aberto em ambos os dias das 18h:0 às 22:30.

Vencedor do Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia em 2020, o Arrebita Portiugal é uma criação Amuse Bouche que tem como missão estimular a economia e o comércio locais, dinamizar as cidades e as regiões e incentivar o turismo nacional.

Conta já com três edições: Portimão 2020, Idanha-a-Nova 2020 e Altitudo Guarda 2021.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.