Festival de Música Al-Mutamid passa por sete cidades algarvias

ouvir notícia

.

O Festival de Música Al-Mutamid, que começa dia 26 de janeiro e irá prolongar-se até 24 de fevereiro, em várias cidades do Algarve, atinge este ano a maioridade, tornando-se um dos festivais mais antigos da região algarvia.

A música que durante séculos inundou bazares, medinas e palácios do Gharb al-Andalus está de regresso com quatro espetáculos diferentes, repartidos por sete cidades: Lagoa, Vila Real de Santo António, Loulé, Albufeira, Silves, Lagos e Olhão.

Ao longo de 18 anos, este evento realizou-se ininterruptamente e sempre com o suporte de um público ávido em conhecer mais profundamente a música árabe-andalusí e oriental, com atuações de grupos especializados no resgate dos sons de al-Andalus, mas também nas músicas e danças do Médio Oriente, Magrebe e Mediterrâneo Oriental.

- Publicidade -

Este festival pioneiro e de características únicas em Portugal é também uma homenagem ao rei poeta al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid. Muhammad Ibn Abbad (al-Mutamid) nasceu em Beja (1040) e foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos, tendo aí passado uma juventude refinada. Em 1069 acedeu ao trono de Sevilha, o reino mais forte entre os que surgiram em al-Andalus após a queda do Califato de Córdoba. Em 1088 foi destronado pelos almorávides e recluído em Agmat, a sul de Marraquexe (Marrocos), onde viria a falecer em 1095. O seu túmulo, conservado até hoje, tornou-se símbolo dos mais belos tempos de al-Andalus.

O festival arranca a 26 de janeiro, com a atuação do grupo Samarcanda (músicas do Magrebe e Médio Oriente), no Convento de São José, em Lagoa.

No dia 27, o grupo atua no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António.

Já a 2 de fevereiro, é a vez do grupo Abu Tamam Ensemble (músicas e danças do Médio Oriente) subir ao palco do auditório municipal de Olhão, enquanto, no dia seguinte (3), estará no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves.

O grupo Vandalus (fusão de flamenco com música oriental) atuará a 16 de fevereiro, no auditório municipal de Lagoa, e a 17 de fevereiro, no auditório municipal de Albufeira.

Por último, atua o grupo Al-Bashirah (música árabe, giro sufi e dança tanora), a 23 fevereiro, no Cine-Teatro Louletano, e a 24 de fevereiro, no Centro Cultural de Lagos.

Todos os concertos realizam-se às 21h30.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.