Festival do Contrabando até domingo em Alcoutim

ouvir notícia

Estátua do Contrabandista, em Alcoutim, com Sanlúcar do Guadiana como pano de fundo

.

O primeiro Festival do Contrabando começa esta sexta-feira e decorre até domingo, em Alcoutim, com jornadas históricas, mercado de época, gastronomia local, desfiles etnográficos, teatro e música.

Aquela localidade do nordeste algarvio e a espanhola de Sanlúcar do Guadiana recordam, assim, o tempo do contrabando entre as duas margens do rio, praticado ao longo de décadas como modo de sobrevivência.

- Publicidade -

O arranque do festival é esta sexta-feira com as Jornadas do Contrabando, uma iniciativa que começa às 09h30 e prolonga-se durante todo o dia com intervenções de antigos contrabandistas e antigos guardas-fiscais, bem como de investigadores (historiadores, sociólogos e antropólogos) portugueses e espanhóis.

O resto do programa do festival decorre durante o fim de semana. Um dos momentos mais aguardados é o desfile etnográfico pelas ruas de Alcoutim e de Sanlúcar do Guadiana, no sábado e no domingo (com início às 14h00). Em Alcoutim, centro nevrálgico do festival, estará instalada a Feira à Moda Antiga e haverá animação de rua. Em Sanlúcar haverá tabernas de época que funcionarão a partir do meio dia.

Uma das grandes atrações do Festival do Contrabando será a ponte pedonal flutuante que estará instalada durante os três dias no rio Guadiana para permitir a passagem, a pé, de Alcoutim para Sanlúcar e vice-versa. Porém, e de acordo com a organização, o trajeto estará sujeito a horários de passagem por questões de segurança…

…(Mais detalhes sobre o festival na edição impressa do Jonal do Algarve que está nas bancas desde esta quinta-feira, 23/03/2017)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.