Festival festeja a passagem das aves pela região

ouvir notícia

.

O maior evento dedicado às aves em Portugal irá animar a vila de Sagres durante o primeiro fim de semana de outubro (dias 4 a 6) e terá atividades diversificadas e distribuídas por diversos locais da vila.

Este ano, a iniciativa – que já vai na quarta edição – é promovida pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e a Associação Vicentina, sendo este o primeiro de vários eventos no âmbito do projeto PRODER ‘Um Outro Algarve’, contando ainda com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Almargem como entidades organizadoras.

Embora a atracão principal do evento sejam as aves, este ano estão também previstas saídas de campo e mini-cursos sobre outros temas, como astronomia, cogumelos, borboletas noturnas, tubarões, e muito mais.

- Publicidade -

“Esta diversificação de atividades pretende valorizar e dar a conhecer o património natural da região, apostando no desenvolvimento do turismo de natureza e indo também ao encontro dos objetivos do projeto em que o evento se enquadra”, adianta a organização.

Como é habitual neste festival, será igualmente possível participar em atividades de observação de golfinhos ou mesmo dar um passeio a cavalo ou na companhia de burros de carga. “O objetivo é complementar a observação de aves com outras atividades ligadas à contemplação da natureza, que satisfaçam toda a família”, frisam os promotores.

A península de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é uma das zonas mais importantes do Algarve e do país para a avifauna. Este local alberga espécies únicas na região e é palco de um fenómeno natural que, em Portugal, não encontra semelhante – a migração outonal de aves planadoras.

De agosto a novembro, esta zona torna-se no principal corredor migratório do país para cegonhas, águias, abutres, gaviões, falcões, etc., sendo possível observar praticamente todas as espécies de aves planadoras que ocorrem em Portugal, bem como algumas raridades. Sagres é igualmente um local bastante interessante para observar aves marinhas, estepárias, passeriformes, entre outras.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

4 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.