Festival Internacional de Literatura começa quinta feira

Várias localidades do barlavento algarvio vão ser palco da primeira edição do Festival Internacional de Literatura do Algarve, que decorre entre quinta feira e domingo e reúne 50 autores de várias nacionalidades.

No primeiro dia do certame cultural estão previstas iniciativas literárias em Estômbar, na Quinta dos Vales (12:30) e no Sítio das Fontes (13:00), mas também em Lagoa, na Sala Polivalente do Convento de São José, às 15:00 e 21:00, e na Biblioteca Municipal, às 18:00.

Ainda no primeiro dia do festival, a cidade de Portimão vai também receber actividades culturais, nomeadamente no Centro de Línguas, Cultura e Comunicação entre as 17:00 e 19:30. Em Aljezur, no Espaço Mais, às 19:00, e Armação de Pêra, no Holiday Inn/Garbe, às 19:30, a literatura é também a personagem principal.

Em português, inglês e alemão, o público pode participar em sessões de autógrafos e de leitura de obras, em ‘workshops’, palestras, debates públicos e numa maratona de leitura.

O público infantil tem também um programa especial denominado “Lit Kid”.

A par da literatura, o festival oferece também concertos, recitais, exibição de filmes e momentos gastronómicos de convívio entre autores e público.

O certame cultural é uma iniciativa pioneira da Associação dos Amigos da Literatura e do Filme do Algarve (ALFA) e conta com o apoio das Câmaras de Albufeira, Aljezur, Monchique, Silves, Portimão, Lagoa, Olhão, São Brás de Alportel, Loulé e Tavira, mas também da Direcção Regional de Cultura e de Educação.

A portuguesa Lídia Jorge e alemã Elsa Theiss são alguns dos escritores que participam no evento, cujo objetivo é dar “continuidade à política de desenvolvimento e promoção da leitura” e que conta com o alto patrocínio do Prémio Nobel da Literatura, Günter Grass, lê-se num comunicado de imprensa da Câmara de Aljezur.

Adiconar comentário

Carregue aqui para comentar

Comentar

>
Tamanho da Fonte
Contraste