Festival MED começa esta quinta-feira em Loulé

ouvir notícia

.
.
.

Está tudo a postos para a 12ª edição do Festival MED que arranca esta quinta-feira, 25 de junho, e se estende até ao próximo domingo (dia com entrada livre), na Zona Histórica de Loulé.

Mais de meia centena de bandas, entre os artistas que irão passar pelos palcos Matriz, Cerca, Castelo, Arco e Bica, MED Classic, MED Fado e os grupos que vão animar o recinto, com vários “Concertos Improváveis”.

Dos concertos mais intimistas no início da noite, em que pela primeira vez o Palco Cerca transformar-se-á num auditório e por onde vão passar nomes como as portuguesas Cati Freitas, Raquel Tavares e a guineense Karyna Gomes, a espetáculos repletos de energia como a fanfarra eletrónica israelita Balkan Beat Box e o projeto multicultural Skip&Die, ou alguns concertos que, de certo, irão surpreender o público, como os sul-coreanos Jambinai ou o congolês Baloji, a World Music estará em cada recanto do MED.

- Publicidade -

Mas a par da música, outras vertentes culturais têm lugar marcado nas típicas ruas e ruelas, arcos e travessas do casco antigo da cidade. Quatro exposições – com destaque para a Exposição de Rua “Conversação, Conversation, Conversazione…”, com peças criadas por 25 artistas -, uma centena de bancas com artesanato nacional e internacional, o espaço “Loulé Criativo”, que irá desafiar os visitantes do Festival MED a experimentarem a cultura louletana, através da participação em atividades relacionadas com a arte, o artesanato, a gastronomia e o património, e muitos espaços de restauração onde o visitante poderá saborear a gastronomia de vários pontos do globo.

A gastronomia será, de resto, o grande destaque para o Open Day, domingo, dia de entrada gratuita. A organização do Festival MED quis associar a Dieta Mediterrânica enquanto Património Imaterial da Humanidade, designação conferida pela UNESCO em 2013, a este grande evento multicultural.

A dieta Mediterrânea traduz um estilo de vida, e não apenas um padrão alimentar, que combina ingredientes da agricultura local, receitas e formas de cozinhar próprias de cada lugar, refeições partilhadas, celebrações e tradições, que completam um excelente modelo de vida saudável. Nesse sentido, criações originais elaboradas com base nos principais produtos mediterrânicos serão apresentadas aos visitantes mas, neste dia, está prevista ainda a realização de show-cookings no Mercado Municipal com chefs algarvios (Chef Frederico Lopes e Chef Abílio Guerreiro), numa iniciativa que conta com o apoio da Região de Turismo do Algarve, Escola de Hotelaria de Faro e Tertúlia Algarvia.

É também no Mercado que vai decorrer uma mostra de produtos mediterrânicos, entre os quais azeite, figo, amêndoa ou azeitona.

No Open Day será igualmente apresentado o Festival Internacional de Jazz de Loulé, que terá lugar dias 31 de julho e 1 de agosto, na Alcaidaria do Castelo de Loulé, sob direção artística de Mário Laginha.

Com o objetivo de reduzir a produção de plástico no recinto do Festival, a organização continua a apostar nas questões ambientais e, nesse sentido, o Copo Eco Ecológico, lançado em 2014, irá manter-se, mas desta vez gratuito para todos os que adquirirem bilhete.

Também as questões sociais não estão esquecidas e o Movimento “Zero Desperdício” marca presença neste evento. Ao longo dos dias que o evento decorrerá, todos os excedentes alimentares serão recolhidos no final da noite por voluntários da Associação Refood, de acordo com as condições de segurança e higiene alimentar exigidas, transportados e armazenados para serem distribuídos pelas instituições particulares de solidariedade social do Concelho de Loulé.

Os bilhetes estarão agora à venda na bilheteira MED, em frente ao Mercado Municipal, ou na internet (www.festivalmed.pt).

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.