FMI: Austeridade vai empurrar Portugal para a recessão em 2011

ouvir notícia

Com as medidas de austeridade anunciadas na semana passada pelo Governo, a economia portuguesa deverá voltar a entrar em recessão no próximo ano, alerta do Fundo Monetário Internacional (FMI).

As novas projecções do FMI para a economia portuguesa, divulgadas hoje, não têm ainda em conta o impacto as medidas de austeridade anunciadas na semana passada pelo Governo.

- Publicidade -

Hoje, em Washington, a organização apresentou o seu último World Economic Outlook, onde estão as suas previsões semestrais para a economia mundial e para Portugal, que deverá estagnar no próximo ano, depois de crescer 1,1 por cento este ano.

Contudo, estas estimativas não contabilizam o impacto das novas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo, onde se inclui o corte de cinco por cento na massa salarial da função pública e o aumento do IVA para 23 por cento.

De acordo com as informações que estão a ser veiculadas pelos jornais económicos, Jörg Decressin, director assistente do departamento de pesquisa do FMI, considera que o impacto dessas medidas poderá fazer com que a economia portuguesa volte a mergulhar na recessão em 2011, contraindo 1,4 por cento.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.