Fórum Sentido Sul: Jorge Botelho elogia dinâmica da cooperação transfronteiriça

ouvir notícia

.

O presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, marcou presença na sessão de abertura do Fórum Internacional SentidoSul, que teve lugar esta quarta-feira, dia 25 de março, no Barceló Punta Umbría Beach Resort, em Huelva. Jorge Botelho elogiou a oportunidade que o evento representa para as três regiões, sem esquecer os projetos que têm vindo a ser desenvolvidos no âmbito da cooperação transfronteiriça.

“A ligação que deve existir entre o Algarve, o Alentejo e Andaluzia, na vizinha Espanha, deve ir além do fator proximidade e ser fortalecida nas relações estabelecidas entre os seus agentes e profissionais do setor turístico”, considera Jorge Botelho, acrescentando que “a criação de parcerias revela-se uma estratégia fundamental nos dias de hoje, para renovar a oferta e torná-la mais competitiva e geradora de riqueza para as regiões”.

Acreditando que o sucesso de um novo projeto pode estar dependente de uma boa parceria, o presidente da AMAL destaca os fundos estruturais definidos para o período 2014–2020 enquanto importantes estímulos para a economia da região, que podem financiar muitos investimentos no setor do turismo.

- Publicidade -

A cooperação territorial entre as três regiões não é novidade, já são muitos os projetos desenvolvidos em conjunto e ao abrigo de programas europeus, como resultado da vontade e interesse manifestado pelas entidades e organizações regionais em estreitar laços e criar novas relações profissionais.

“Uma vez que o turismo se destaca, como área preferencial de cooperação estratégica, dada a sua amplitude e ligação a múltiplos outros sectores da economia das nossas regiões, queremos afirmar estas três regiões como um espaço turístico de excelência, marcante, inovador na oferta”, afirmou Jorge Botelho durante a sessão de abertura do Fórum Internacional.

“E é com este ênfase que devemos partir para uma verdadeira cooperação, que se materialize em ações concretas, que nos permita captar novos mercados, novos públicos.”, defendeu.

As regiões do Algarve, Alentejo e Andaluzia vão ser abordadas durante estes dois dias como um único destino que oferece um muito diversificado leque de ofertas a quem o visita: da gastronomia à paisagem, da arquitetura ao artesanato, do mar ao golfe.

A concretização deste fórum resulta da urgente necessidade de reforçar a ideia de que há um mundo de experiências únicas, marcantes e inesquecíveis para oferecer ao turista que escolher para destino de férias o sul da Península Ibérica: “Numa Viagem, visite três Destinos, conheça três Regiões!”.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.