França exige à Google mil milhões de euros

ouvir notícia

.

Os lucros do Google na Europa vão parar a uma conta da empresa nas Bermudas. França diz que as transferências do dinheiro não foram pagas como impõe a lei.

As finanças francesas pediram ao Google mil milhões de euros de impostos que ficaram por pagar sobre lucros não declarados transferidos da empresa em França para a sede europeia do gingante americano, na Irlanda, noticiou o jornal “Le Canard Enchaîné”.

O jornal “Les Echos” afirma que a dívida foi apurada depois de uma investigação feita, nos últimos meses, pela direção-geral das Finanças. “O motor de busca teve um volume de negócios entre 1,25 e 1,4 mil milhões de euros, mas terá declarado apenas 138 milhões.”

- Publicidade -

Os lucros do Google são declarados pela sede europeia da empresa, na Irlanda, sendo depois transferidos para as Bermudas, através de uma passagem por uma sociedade intermediária na Holanda, no entanto, a empresa tem de pagar um preço pelas transferências que faz.

A Google defende-se e diz que respeita a legislação fiscal de todos os países onde opera. “Ainda não recebemos qualquer notificação da direção-geral das Finanças. Vamos continuar a cooperar com as autoridades francesas, como temos feito até aqui”, refere um comunicado da Google.

Esta cobrança por parte da França está a ser vista pelos analistas como um fator de pressão sobre o gigante americano, já que o Presidente francês deu dois meses à empresa para chegar a acordo com os media pela utilização dos seus conteúdos.

Carolina Reis (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.